Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9835
Título: Diagnóstico e prognóstico ambiental para criação de uma unidade de conservação em Treviso, SC
Autor(es): Assunção, Elton Freitas
Orientador(es): Zambrano, Gustavo José Deibler
Palavras-chave: Reserva particular do Patrimônio Natural
Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC
Geoprocessamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As unidades de conservação – UCs constituem uma modalidade de espaços ambientais territoriais especialmente protegidos e instituídos pelo Poder Público. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC divide as UCs em dois grupos: as de Proteção Integral, onde somente é permitido o uso indireto dos recursos naturais, e as de Uso Sustentável, que tem como objetivo a conciliação da preservação da natureza e o seu uso sustentável. No âmbito das Unidades de Conservação de Uso Sustentável, as Reservas Particulares do Patrimônio Natural são áreas ricas em diversidade biológica, de domínio privado onde somente é permitida a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos, recreativos e educacionais. O objetivo geral deste trabalho é a realização de um diagnóstico e prognóstico ambiental em uma propriedade rural para criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN no município de Treviso, SC. Para o alcance deste objetivo foram realizadas visitas “in loco” para que fosse possível coletar dados e realizar um diagnóstico ambiental da área objeto de estudo. Posteriormente, foi feita uma base de dados geoespaciais com os critérios ambientais estabelecidos no diagnóstico. O prognóstico ambiental, com enfoque no planejamento espacial e com a aplicação de técnicas de geoprocessamento, foi aplicado na forma de zoneamento da RPPN e concomitantemente na criação de programas de manejo em função das condições elencadas no diagnóstico ambiental. Os resultados permitiram definir o zoneamento da RPPN, separando a área total em 4 zonas distintas: zona de administração, zona de visitação, zona de proteção e zona de recuperação. Também foi possível planejar a criação de cinco programas de manejo, são eles: programa de proteção e fiscalização, programa de administração, programa de pesquisa, programa de visitação e programa de comunicação.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9835
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elton Freitas Assunção.pdfTCC3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.