Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9834
Título: Estudo de melhoria de eficiência na remoção de poluentes em estação de tratamento de efluentes de uma indústria química visando reuso direto ou lançamento em corpo receptor
Autor(es): Somariva, Deiser de Menech
Orientador(es): Costa, José Alfredo Dallarmi da
Palavras-chave: Efluentes industriais – Reutilização
Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
Zinco
Jar test
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A água após ser utilizada em processos produtivos, lavagem de equipamentos e do piso de fábrica, adquire características que impedem que ela seja lançada diretamente em corpos d’ água, sendo necessário aperfeiçoamento de técnicas de tratamento de efluentes industriais, buscando reuso do efluente tratado dentro da empresa ou quando não possível, que o descarte do efluente não cause danos ao corpo receptor. Nesse contexto, este trabalho objetiva estudar melhorias de processos de remoção de cor e sólidos coloidais de efluente visando reuso em indústria química localizada no município de Siderópolis, a qual realiza tratamento físico-químico por batelada de efluente equalizado a cada dois dias, tendo variabilidade nas características do efluente bruto de uma semana para outra, dificultando o tratamento. A empresa pretende ampliar o reuso do mesmo, sendo recomendado monitoramento do metal Zinco no efluente tratado. Para um melhor delineamento sobre o assunto, elencaram-se objetivos específicos de caracterizar efluente bruto; descrever e avaliar o processo de tratamento de efluente já existente; executar ensaios de tratabilidade e análises para avaliar eficiências de remoção de cor e sólidos coloidais; propor melhorias em processo de tratamento de efluentes. Devido a variabilidade dos efluentes brutos, foram realizados seis ensaios de tratabilidade, escolhendo-se uma das amostras pontuais bruta/tratada para análises físico-químicas e avaliação de eficiências dos parâmetros DBO, DQO, turbidez, cor, SSV, SSF, SDV, SDF e Zinco. Obtendo-se eficiências entre 98 e 100% para Sólidos Suspensos, turbidez e cor, 66,4% para DQO e 90,14% para Zinco. Porém, não houve remoção de DBO, que através da relação DBO/DQO = 0,26 no efluente tratado indicando possibilidade de tratamento biológico, sendo assim sugere-se estudar a possibilidade de inserir tratamento biológico após etapa físico-química, ou misturar o efluente industrial com esgoto sanitário da empresa aumentando a biodegradabilidade. Apesar da boa remoção de zinco, não atendeu à Lei 14.675/2009, recomendando-se novos ensaios de jartest e análises de eficiência para Zinco, objetivando resultados com pH igual ou superior a 8,8 visando precipitação do metal ou avaliar necessidade de tratamento específico. Recomenda-se implantar jartest antecedendo cada tratamento por batelada na ETE.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9834
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Deiser de Menech Somariva.pdfTCC1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.