Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9831
Título: Abordagem multicriterial aplicada á identificação de áreas de interesse ambiental no município de Criciúma, SC
Autor(es): Meller, Gabriele Bis
Orientador(es): Pereira, Jader Lima
Palavras-chave: Critérios ambientais
Geoprocessamento
Plano Diretor
Zoneamento urbano
Análise hierárquica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A necessidade de planejamento e de gestão das cidades é de grande importância, pois isso concilia o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental. A presente pesquisa foi desenvolvida no município de Criciúma, cujo Plano Diretor Municipal delimita zonas de área de proteção ambiental - Z-APA e as trata como unidades de conservação. A identificação de áreas de interesse ambiental tende a analisar se essas zonas estão de acordo com aquelas regidas no Plano Diretor como áreas de preservação. Diante disso, o trabalho em questão visa identificar, com base em critérios ambientais, “áreas de interesse ambiental” no município de Criciúma, utilizando-se uma abordagem multicriterial, de modo a contribuir com o zoneamento municipal. Sendo assim, foram traçados os objetivos específicos, a saber: Levantar uma base de dados ambientais para subsidiar a tomada de decisões; Selecionar critérios ambientais para subsidiar a análise multicriterial; Correlacionar as áreas de interesse ambiental com as Zonas de Áreas de Proteção Ambiental (Z-APA). Desse modo, para que os objetivos específicos fossem alcançados, utilizou-se a metodologia baseada na busca de critérios, por meio da análise de estudos semelhantes, seguida da seleção daqueles que viessem a ser determinantes para a presente pesquisa. As bases cartográficas foram selecionadas e as classes elencadas. As informações foram analisadas por meio do software ArcGIS® e após realizou-se a ponderação dos pesos a cada um dos critérios utilizados e os mapas foram sobrepostos obtendo-se assim o mapa final de áreas de interesse ambiental, este sendo analisado com o mapa de zoneamento municipal. Em análise verifica-se que 53,23% das áreas de interesse ambiental, classificadas como Alta e Muito Alta importância sob o ponto de vista ambiental, encontram-se inseridas no interior dos limites das zonas de proteção instituídas pelo atual Zoneamento. Assegurou-se que todos os objetivos propostos foram alcançados. A abordagem multicriterial auxiliou na distribuição das classes, tornando-se um método válido para uma proposta de delimitadas de áreas de interesse ambiental. As recomendações necessárias para trabalhos futuros se constituem em buscar outros critérios ambientais, além de ser realizado um estudo de ecologia da paisagem, bem como elaborar o mapa de uso e ocupação do solo com informações e características mais atuais.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9831
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriele Bis Meller.pdfTCC2,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.