Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9827
Título: Geoprocessamento e a abordagem multicriterial para delimitação das áreas com suscetibilidade de inundação no município de Tubarão (SC)
Autor(es): Miguel, Luana Pasini
Orientador(es): Pereira, Jader Lima
Palavras-chave: Eventos extremos de precipitação
Planejamento urbano
Processo analítico hierárquico
Sistema de informação geográfica (SIG)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os desastres naturais causados por eventos extremos de precipitação causam significativas consequências para a população envolvida, bem como, a falta de planejamento do espaço ocupado e do conhecimento das áreas com suscetibilidade ambiental tem acarretado em prejuízos e perdas nas cidades. Tendo isso, o presente trabalho tem como objetivo, desenvolver e validar um modelo para a identificação de áreas predispostas a sofrerem inundações no município de Tubarão(SC). O mapeamento das áreas com suscetibilidade de inundação, baseou-se na aplicação de técnicas de geoprocessamento, apoiado em um método que conta com o Processo Analítico Hierárquico (AHP), que conforme proposto por Saaty, parte de uma abordagem baseada no processo de decisão hierárquica multicriterial. Os critérios adotados para a análise foram a altimetria, a declividade, uso do solo e pedologia. A validação foi realizada a partir da comparação pareada entre o modelo de suscetibilidade e o mapa de inundação do evento de meio de 2010, feito por meio do levantamento de campo com moradores das áreas atingidas. A suscetibilidade apresentada no município foi dividida em cinco classes, a classe de maior abrangência territorial foi a de muito alto nível de suscetibilidade, com 42,44% do território municipal. As áreas de nível de alta suscetibilidade representam 8,02%, com baixa e muito baixa suscetibilidade tem-se 34,17 e 5,34% respectivamente. Essencialmente as características morfométricas de extensas áreas de baixas altitudes e relevo plano são determinantes da suscetibilidade de inundação. Em geral, o município apresenta vastas áreas com baixo escoamento superficial, baixa infiltração e ainda, nas áreas mais baixas incluindo o bairro da Madre, a influência da maré. O ferramental metodológico permitiu o julgamento das variáveis e minimizou as falhas durante o processo, resultando em um mapeamento satisfatório, porém, para uma análise em escala de maior detalhe é necessário conhecer a área de estudo e aprimorar o modelo. O resultado do trabalho mostra à necessidade de se considerar as áreas com suscetibilidade de inundação como requisito fundamental do planejamento da cidade. O trabalho levanta a importância de planejar o ordenamento das cidades e dos projetos de saneamento para que se diminua ou cesse as perdas e prejuízos decorrentes das inundações.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9827
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana Pasini Miguel.pdfTCC1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.