Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9815
Título: Análise da viabilidade técnica de reuso da areia reciclada proveniente de resíduo da construção civil, como material para correção da acidez de solos
Autor(es): Girelli, Carina
Orientador(es): Pereira, Jader Lima
Palavras-chave: Agricultura
Calagem
Reciclagem
Resíduos da construção civil e demolição (RCD)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O aumento da exploração dos recursos naturais, tem resultado em diferentes alterações ambientais, comprometendo negativamente a qualidade do solo, ar e recursos hídricos. Com o crescimento econômico, o setor da construção civil vem crescendo significativamente nos últimos 20 anos, tendo como consequência a geração grandes volumes de resíduos de construção e demolição (RCD). O trabalho foi desenvolvido numa usina de reciclagem de resíduos da construção civil. A reciclagem de RCD traz benefícios ambientais e econômicos, uma vez que evita parte da exploração de recursos naturais e devolve ao mercado um produto com qualidade e pronto para reuso. O trabalho teve como objetivo geral analisar a viabilidade técnica do reuso da areia reciclada proveniente de resíduos da construção civil, como material para correção da acidez de solos. Foram traçados objetivos específicos: a) conhecer os materiais reciclados da construção civil quanto à sua composição físico-química; b) delinear experimento para avaliação do potencial neutralizante da areia reciclada da construção civil; c) avaliar a eficiência das diferentes concentrações da areia reciclada na correção da acidez do solo. Para que os objetivos fossem alcançados, foram compreendidas quatro etapas: 1) definição e caracterização dos materiais, com base em dados secundários; 2) delineamento experimental; 3) análises estatísticas e 4) interpretação de dados. O material reciclado utilizado nos tratamentos experimentais foi a areia reciclada, é um material com granulometria inferior a 4,8mm, proveniente da britagem de materiais cinza (concreto e argamassa) e materiais vermelho (cerâmica, solo). O solo utilizado no experimento é do tipo ARGILOSSOLO VERMELHO-AMARELO, textura média/argilosa, coletado há uma profundidade de aproximadamente 2,5m basicamente utilizado o horizonte B. Considerando o parâmetro pH, a análise dos dados sugere que a areia reciclada apresenta características aplicáveis como corretivo da acidez de solos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9815
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carina Girelli.pdfTCC870,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.