Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9807
Título: Estudo de viabilidade técnica e econômica para implantação de energia solar fotovoltaica em uma empresa no ramo de revestimentos cerâmicos
Autor(es): Nuernberg, Júlia Bortolotto
Orientador(es): Pickler, Guilherme de Pieri
Palavras-chave: Energia solar
Placas Fotovoltaicas
Viabilidade econômica
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A energia é um dos principais vetores influentes na questão ambiental e está no centro das discussões globais devido à sua geração ocasionar emissões de gases que ocasionam o efeito estufa, possibilitando alterações climáticas e impactos ao meio ambiente. À vista disso, a necessidade por reduzir o uso de combustíveis fósseis tornou-se prioridade, e as energias renováveis podem ser uma boa alternativa para a redução dos impactos ambientais, além de gerar economias a longo prazo para unidade consumidora. Este trabalho apresenta o estudo da viabilidade técnica e econômica de implantação da geração de energia elétrica através de placas fotovoltaicas em uma empresa do ramo de revestimentos cerâmicos localizada no Extremo Sul Catarinense. A instalação desse sistema tem como finalidades utilizar uma fonte de produção de energia renovável para abastecimento de uma parcela do consumo da empresa, reduzir os custos em energia elétrica, e evadir-se dos aumentos de preço e da limitação da matriz energética nacional. Para isso, foi realizado o dimensionamento do sistema solar fotovoltaico compatível com a carga instalada do setor administrativo da empresa, de forma a possibilitar uma análise comparativa do cenário atual envolvendo a energia elétrica e o cenário proposto, no que tange ao consumo, geração, redução dos custos e tempo de retorno do investimento. A energia produzida será consumida em sua totalidade pela empresa, sendo primordialmente destinada ao setor administrativo, e o excedente, poderá ser enviado para o setor industrial da mesma. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica, normativa, levantamentos em bases de dados para obtenção das variáveis, e estudo de caso da unidade consumidora. Estudou-se o dimensionamento de um gerador solar com potência proposta do sistema de 320.672,09 Wp para atendimento do consumo mensal do referido setor. Esse sistema será capaz de suprir o consumo anual de energia elétrica, produzindo até 395.297,29 kWh ao ano. A previsão de investimento foi de R$ 1.213.916,68 com tempo de retorno em 7 anos e 7 meses. Esse sistema é capaz de gerar 8.805.247,17 kWh e uma economia de até R$ 9.505.079,09 durante os 25 anos de vida útil dos painéis fotovoltaicos. O valor da Taxa Interna de Retorno é de 18,71 %, que, consequentemente é maior que a taxa de atratividade, o que pode ocasionar a aprovação do projeto em questão pela empresa. Assim, a implantação da energia solar fotovoltaica na unidade consumidora em estudo representa uma oportunidade de ganho do investimento realizado, propiciando a redução de custos no consumo de energia elétrica durante os anos de vida útil do sistema.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9807
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Júlia Bortolotto Nuernberg.pdfTCC1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.