Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9797
Título: Geoprocessamento aplicado a análise espacial e correlação entre infrações ambientais e variáveis socioeconômicas no município de Criciúma
Autor(es): Schmoeller, Larissa
Orientador(es): Zambrano, Gustavo José Deibler
Palavras-chave: Fiscalização ambiental
Infração ambiental administrativa
Perfil sociodemográfico
Perfil socioeconômico
Geoprocessamento
Análise espacial (Estatística)
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente trabalho faz uma análise dos moradores do Município de Criciúma - Santa Catarina, com intuito de identificar o perfil socioeconômico mais propenso a cometer infrações ambientais. Para tanto a análise foi fundamentada em três etapas: pesquisa bibliográfica, levantamento de dados e análise dos resultados. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se: i) estudo bibliográfico; ii) coleta de dados; iii) desenvolvimento de mapas; iv) desenvolvimento estatístico; v) análise dos resultados e vi) projeção de perfil socioeconômico do infrator. Foi realizado um levantamento da base de dados da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (FAMCRI), no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2019, subdivididos por tipicidade, sendo elas infrações administrativas, contra a fauna, contra a flora, relativas à poluição e sem licença. O intervalo selecionado apresentou um registro total de 553 infrações ambientais administrativas, apontando que as principais tipificações estão relacionadas a atividades, obras ou empreendimentos que operam de forma irregular, com ausência das devidas licenças ambientais e delitos contra a flora, este sendo considerado um nicho ambiental altamente sensível à expansão urbana. Essas autuações ocorreram na sua maioria em zona urbana que é associada a maior densidade demográfica. Após esta etapa, desenvolveram-se categorias de mapas georreferenciados utilizando a Base de Informações por Setores Censitários Censo 2010 – Universo onde foram incluídas somente as variáveis sociais e econômicas consideradas de maior relevância para o desenvolvimento deste estudo, sendo i) número de domicílios; ii) homens e mulheres; iii) faixa etária; iv) alfabetização; v) renda por domicílio e vi) condições do entorno. Em seguida, utilizou-se o método estatístico denominado de correlação de Spearman que apontou resultados expressivos que puderam oferecer uma análise mais específica das variáveis selecionadas. Os dados obtidos por meio do levantamento estatístico e do mapeamento permitiram uma melhor compreensão referente à possibilidade de traçar um perfil dos infratores dentro do período de amostra estabelecido. Os resultados promoveram uma correlação de infratores entre todas as faixas etárias estudadas, renda com grande variação, indo de menor que 1 salário mínimo podendo chegar até a 10 salários mínimos, e nível de alfabetização, abrangendo pessoas com idade de 18 até mais de 80 anos. Sendo assim, constata-se que não foi possível traçar um perfil distinto que leve o indivíduo a cometer infrações ambientais administrativas. Desta maneira, ressalta-se a relevância da aplicação de políticas públicas de conscientização ambiental voltada a toda população.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9797
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Schmoeller.pdfTCC4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.