Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9795
Título: Avaliação do desempenho de uma ETA através da aplicação de indicadores de qualidade
Autor(es): Farias, Nathália Vieira
Orientador(es): Lalau, Cristina Moreira
Palavras-chave: Estação de tratamento de água
Indicadores de qualidade
Análise de desempenho
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A água é um elemento fundamental para os seres humanos, possuindo um valor intrínseco, pois é responsável pela qualidade de vida da população e também do desenvolvimento econômico e cultural do país. A água utilizada para abastecimento público deve estar dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria de consolidação nº 5 de 2017. Quando ETA não cumpre um bom desempenho proporciona riscos à comunidade na qual fornece água, assim como ocasiona prejuízos a gestão responsável. Considerando toda a problemática relacionada à má qualidade da água, os indicadores de qualidade são ferramentas relevantes de acompanhamento e tomada de decisões pelas prestadoras de serviço de saneamento e para a sociedade. Nesse contexto o presente trabalho teve como intuito aplicar e avaliar um sistema de indicadores de qualidade de uma ETA, considerando os requisitos das legislações vigentes. O desenvolvimento do procedimento possibilitou diagnosticar o desempenho da ETA, e, através dos resultados obtidos, propor, se necessário, alternativas de melhoria caso deficiências forem encontradas. Para o alcance do objetivo proposto no presente estudo, realizou-se a classificação do manancial de captação, a descrição da ETA e dos seus dispositivos de tratamento e, ao fim, a aplicação do indicador selecionado. Conforme os resultados das amostras coletadas na lagoa observou-se que o manancial de captação se enquadra na Classe II, segundo a classificação CONAMA nº 357 de 2007. De acordo a legislação o tratamento da água realizado para o manancial em questão é do tipo convencional no qual é constituído das etapas de mistura rápida, coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção. Com relação a análise de desempenho essa se baseou na literatura cujo foco foi o desenvolvimento de um indicador de desempenho para uma estação de tratamento de água do tipo convencional. Desses aplicaram-se os indicadores de percentual de amostras de água tratada com cor aparente inferior ou igual a 15uC, percentual de amostras de água tratada com ausência de coliformes fecais, percentual de amostras de água tratada com turbidez inferior ou igual a 1,0uT e percentual de amostras de água tratada com cloro residual livre superior ou igual a 0,2mg/L e inferior ou igual a 2mg/L e esses foram denominado IQ1, IQ2, IQ3 e IQ4 respectivamente. Para obter os percentuais foram utilizados os dados das análises da água tratada do mês de janeiro, fevereiro, abril, maio e junho de 2020. Os resultados obtidos no presente estudo demonstraram que o desempenho da ETA de estudo, em termos de qualidade, encontra-se dentro do intervalo considerado satisfatório. O desenvolvimento do estudo permitiu concluir que o uso de metodologias de avaliação de desempenho, através de indicadores de qualidade, é uma ferramenta fundamental com vistas a se obter de maneira precisa informações a respeito da eficiência da estação e assim auxiliar no monitoramento da operação do sistema e tomada de decisões.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9795
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathália Vieira Farias.pdfTCC1,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.