Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9786
Título: Inventário de gases de efeito estufa conforme o programa brasileiro GHG Protocol e ISO 14064:2007. Estudo de caso: secagem de argilominerais
Autor(es): Silva, Jennifer de Ávila da
Orientador(es): Redivo, Rosimeri Venâncio
Palavras-chave: Mudanças climáticas
Agronegócio
GHG Protocol
Inventário de emissões de gases de efeito estufa
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: As mudanças climáticas decorrentes do aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa (GEE) tornaram-se um dos maiores desafios da época atual e deste modo à realização do Inventário é de suma importância, pois através dele é possível mapear e quantificar as fontes. Este trabalho visou realizar um inventário de emissões de gases de efeito estufa, identificar fontes de emissão e obter dados a fim de elaborar planos de mitigação e/ou redução de emissões. O estudo de caso foi realizado em uma empresa no ramo de agronegócio, localizada no município de Urussanga / SC, tomando como referência o ano base 2021. Para isso, foi realizado um levantamento de dados de consumo de combustíveis e energia elétrica, sendo utilizado a ferramenta de cálculo GHG Protocol, considerando os escopos 1 e 2. Os resultados obtidos exibiram que a empresa apresentou emissão de 324,282 toneladas de dióxido de carbono equivalentes (tCO2e) como Escopo 1 e 62,909 tCO2e como Escopo 2.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9786
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (EAM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jennifer de Ávila da Silva.pdfTCC5,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.