Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9767
Título: Avaliação do desfecho reprodutivo de pacientes submetidos a varicocelectomia microcirúrgica no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2020 em um hospital do sul de Santa Catarina
Autor(es): Maciel, Lucas Piovesan
Silva, Guilherme Rodrigo Dal Farra da
Orientador(es): Bernardi, Fabiana Barp Crema
Palavras-chave: Infertilidade
Varicocele
Varicocelectomia
Cirurgia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Analisar o desfecho reprodutivo de pacientes submetidos à varicocelectomia microcirúrgica de janeiro de 2015 a dezembro de 2020 em um Hospital no sul de Santa Catarina. Método: Estudo com coleta de dados secundários em prontuários. Foram coletadas variáveis que abordam: a idade, o perfil social, história de infertilidade, a análise do espermograma pré-cirúrgica e a análise do espermograma pós-cirúrgica. Como critério de inclusão: pacientes com infertilidade de causa masculina, com diagnóstico de varicocele clínica ou subclínica submetidos à varicocelectomia microcirúrgica. Resultados: Foram analisados 21 pacientes submetidos à varicocelectomia microcirúrgica. Ao comparar os espermogramas pré e pós-cirúrgicos, obteve-se melhora significativa nos parâmetros seminais de quantidade (p=0,002), motilidade (p=0,004) e morfologia (p=0,004). Pacientes que faziam uso de álcool e cigarro apresentaram melhora nos parâmetros inferior àqueles que negavam o hábito. Ademais, ao comparar entre faixas etárias (<30 anos e ≥ 31 anos), pacientes mais velhos obtiveram uma melhora menos significativa. Outrossim, pacientes que exerciam trabalho braçal, em comparação aos não braçais, obtiveram uma melhora menos significativa. Conclusão: Concluiu-se que pacientes submetidos à cirurgia de varicocelectomia microcirúrgica apresentaram uma melhora importante tanto na qualidade quanto na quantidade espermática. Entretanto, observou-se que pacientes que possuíam maiores fatores de risco para pior prognóstico, como tabagismo e alcoolismo, demonstraram uma menor melhora em comparação aos pacientes que não possuíam esses hábitos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9767
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdf3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.