Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9750
Título: Avaliação do perfil clínico e desfecho materno-fetal em pacientes com pré-eclâmpsia em um hospital de alta complexidade
Autor(es): Fernandes, Karoline Nazario
Silva, Iohana Ferrazza da
Orientador(es): Nuernberg, Eloá Sachet
Palavras-chave: Pré-eclâmpsia
Hipertensão
Gestantes
Obstetrícia
Ginecologia
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Avaliar o desfecho materno-fetal em pacientes com pré-eclâmpsia. Métodos: Foi realizado um estudo observacional descritivo, com coleta de dados secundários e abordagem quantitativa no período de janeiro de 2016 até dezembro de 2018 em um hospital de alta complexidade do sul catarinense. Foram colhidos dados obstétricos incluindo os parâmetros maternos (Idade, Raça, Pressão Arterial, Hipertensão Arterial Prévia, Diabetes Mellitus, Paridade, Tipo de Parto, Via de parto, Idade Gestacional, Morte, Indicação do parto, Complicações maternas - morte materna e outras complicações) e fetais (Morte fetal, RCIU e Outras complicações). Resultados: Obteve-se uma amostra de 185 pacientes. A média da idade materna foi de 28,81 anos e a idade gestacional de 37,25 semanas. (78,4%) se autodeclararam brancas. (10,3%) possuíam hipertensão arterial crônica. (7,6%) eram diabéticas. A média da pressão arterial foi de 158/98 mmHg. (67,0%) eram primíparas. (95,7%) dos partos foram cesarianas. A indicação do parto (84,8%) materna e (11,4%) fetal. Nos desfechos: morte fetal (1,1%), restrição de crescimento intrauterino (5,9%), outras complicações maternas (7,0%) e outras complicações fetais (4,3%). Não houve mortalidade materna. Conclusão: A pré-eclâmpsia depende do perfil clínico da gestante para o desenvolvimento do desfecho materno-fetal. Nesse estudo, a principal condição relacionada com as comorbidades é a idade materna. Outrossim, é observada a prematuridade correlacionada a pressão arterial sistêmica. Ademais, o resultado de maior montante foi de outras complicações da parturiente. Assim, novos estudos são fundamentais para a investigação das etiologias das complicações ocorridas no perioperatório, a fim de prosperar o desfecho materno-fetal das pacientes com pré- eclâmpsia.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9750
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.