Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9747
Título: Estudo observacional retrospectivo sobre o perfil clínico e desfecho pós-operatório de pacientes diabéticos e não diabéticos submetidos à cirurgia bariátrica em Criciúma/SC/Brasil
Autor(es): Ferreira, Aléxia
Kereski, Kamilla Baum
Orientador(es): Giassi, Karina
Palavras-chave: Diabetes mellitus tipo 2
Hemoglobina glicada
Cirurgia bariátrica
Obesidade
Redução de peso
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivos: Analisar o perfil clínico dos pacientes diabéticos e não diabéticos submetidos à cirurgia bariátrica, entre janeiro de 2018 a junho de 2022, na cidade de Criciúma, Santa Catarina. Materiais e métodos: Estudo observacional retrospectivo com análise de dados secundários de indivíduos submetidos à cirurgia bariátrica entre janeiro de 2018 a junho de 2022. Foram analisados 970 prontuários, dos quais 922 foram excluídos, permanecendo para o estudo 48 prontuários. Foram coletados dados cirúrgicos, antropométricos e de perfil metabólico pré- e pós-operatório de forma comparativa entre indivíduos com e sem Diabetes Mellitus. Resultados: Amostra composta por 32 indivíduos não diabéticos e 16 diabéticos, e 100% realizaram By-Pass em Y-de Roux. O tempo de acompanhamento foi de 6,77 ± 2,93 meses. O IMC pré-cirurgia dos grupos comparados não apresentou diferença estatisticamente significativa (p= 0,985), bem como o IMC pós-operatório (p=0,802). A % EWL média dos pacientes com DM foi de 76,09 ± 24,43 e no grupo sem DM de 75,57 ± 20. A HbA1c basal nos pacientes com DM2 era de 7,22 ± 1,49 % e após bariátrica houve redução para 5,49 ± 0,62%, sugerindo remissão da doença em 93,75% dos pacientes. Conclusões: A cirurgia bariátrica demonstrou ser um procedimento eficaz no tratamento da obesidade, não apresentando diferença estatística entre a perda de peso dos grupos comparados até o primeiro ano pós cirurgia. Em relação ao diabetes, evidenciou-se melhora do controle glicêmico e possível remissão da doença.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9747
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.