Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9722
Título: Rastreamento de transtornos alimentares associados ao uso de internet na região do extremo sul catarinense
Autor(es): Frutuoso, Eduarda Botelho
Zilli, João Pedro de Souza
Orientador(es): Zugno, Alexandra Ioppi
Palavras-chave: Transtornos alimentares
Internet
Insatisfação corporal
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: São considerados transtornos alimentares aqueles relacionados à alimentação, que resultam na alteração do consumo ou da absorção de alimentos, comprometendo de forma significativa a saúde física e psicossocial. Esses transtornos alimentares são influenciados por diversos aspectos, em especial, pelas mídias sociais, que participam ativamente da formação e desenvolvimento dos indivíduos, moldando seus comportamentos e interação social. Assim, a proposta deste estudo foi avaliar o uso de internet, através do questionário Internet Addiction Test (IAT); rastrear o risco de transtornos alimentares, através do questionário Eating Attitude Test - 26 (EAT-26); e reconhecer o grau de insatisfação corporal da amostra através do Body Shape Questionnaire (BSQ). A amostra presente conteve 39,7% de insatisfação corporal de qualquer grau, comportamentos de risco para desenvolvimento de TAs em 40,2% e uso problemático da internet em 10,8%. Sendo que 71,4% dessas pessoas com utilização exagerada da web apresentaram ameaça de progredirem para esse grupo de distúrbios psiquiátricos. Fora que, quanto maior o aborrecimento corpóreo dos indivíduos, maior a chance do desenvolver tais transtornos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9722
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.