Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9684
Título: Síndrome de Burnout: avaliação em docentes do curso de graduação de odontologia de uma universidade do extremo sul catarinense
Autor(es): Becker, Cintia Timbone Inacio
Gonçalves, Sabrina Costa
Tessman, Magada
Orientador(es): Pires, Patrícia Duarte Simões
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Docentes – Saúde
Universidade - Docentes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Introdução: A Odontologia vem passando por múltiplas transformações ao longo dos últimos anos, para proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade. O curso de Odontologia abrange uma diversidade de especialidades, podendo também o profissional, atuar como docente dentro da Universidade ou estar presente em mestrado, doutorado ou estar presente em cursos de atualização e especializações. Para um bom desempenho na docência é necessária que o profissional encontre se atualizado frente às evidências científicas. Neste contexto, os docentes muitas vezes estão envolvidos em outras atividades pessoais e profissionais o que pode gerar um quadro de estresse na sua rotina diária. A síndrome de Burnout é considerada um risco para o trabalhador podendo levá lo a sérios problemas de saúde física ou mental. Objetivo: Avaliar a Síndrome de Burnout em docentes do curso de graduação de Odontologia de uma Universidade do Extremo Sul Catarinense. Metodologia: Trata se de um estudo de abordagem quantitativa, censitária, exploratória. Desenvolvida em uma Universidade do Extremo Sul catarinense, com coleta de dados realizada durante os meses de setembro e outubro de 2018, tendo como amostra 29 sujeitos de pesquisa. Resultados: A amostra de estudo foi composta por 29 docentes que responderam o Questionário preliminar sobre a síndrome de Burnout, contendo 20 questões. Conclusão: Sugere se que os cursos de Graduação em Odontologia, pensem e implantem programa de suporte ao docente, tanto no que diz respeito à resolução de conflitos acadêmicos, quanto a questões pessoais. E ainda, que seja previsto a exemplo do que ocorre nas Universidades Federais, carga horaria ao docente para preparo de aulas e correção de trabalhos, provas, dentre outros que são os principais fatores que promovem as atividades domiciliares estresse e a própria síndrome. Que haja nas universidades um incentivo para que o docente ou parte deles para não perder interlocução com cenários de pratica tenham dedicação exclusive, com remuneração adequada para que estes não tenham necessidade de outros vínculos empregatícios.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9684
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.