Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9676
Título: Avaliação do grau de satisfação dos pacientes, pais e responsáveis no atendimento da disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais do Curso de Odontologia de uma universidade do sul de Santa Catarina
Autor(es): Borges, Bruna Luiza da Rosa
Tessmann, Mágada
Rodrigues, Andrigo
Orientador(es): Pires, Patrícia Duarte Simões
Palavras-chave: Pacientes com necessidades especiais
Satisfação dos usuários
Tratamento odontológico
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Paciente especial é aquele que difere física, intelectual, social ou emocionalmente do que é considerado normal em relação a crescimento padrão e desenvolvimento e por isso, nem sempre pode receber educação regular, necessitando de educação especial em serviços adequados durante a sua vida. Este artigo tem como objetivo avaliar o grau de satisfação dos pais e responsáveis atendidos na disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais do curso de Odontologia de uma Universidade do Sul de Santa Catarina. Metodologia: Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas, adaptado de Brás1. Os questionários foram entregues aos participantes junto com os Termos de Consentimento Livre e Esclarecido e recolhidos imediatamente após o preenchimento. Foi distribuída também, uma cartilha lúdica para os pacientes, pais/responsáveis, com informações educativas sobre higiene oral. Resultados: 98,8% dos entrevistados mostraram-se muito satisfeitos com o atendimento realizado pelos acadêmicos. As principais questões analisadas foram a satisfação do atendimento de acadêmicos e professores da disciplina e ao ambiente odontológico, orientações de higiene oral e satisfação da clínica em geral. Conclusão: A opinião dos usuários dos serviços odontológicos é importante para que ações sejam direcionadas buscando a excelência e a satisfação dos pacientes e seus familiares. O resultado tem uma amostra pequena em razão de que o número de clínicas é pequeno e os pacientes tiveram retornos frequentes. Sugere-se uma pesquisa mais ampla para que a amostra seja significativa e que o número de clínicas seja ampliado.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9676
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruna Luiza da Rosa Borges.pdfTCC228,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.