Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9675
Título: Evolução histórica da disfunção temporomandibular: revisão integrativa
Autor(es): Soares, Christopher Yuri Rocha
Behenck, Juliano
Tessmann, Mágada
Orientador(es): Veronez, Felipe Cechinel
Palavras-chave: Disfunção Temporomandibular (DTM)
Diagnóstico bucal
Disfunção Temporomandibular (DTM) - Tratamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Disfunção temporomandibular (DTM) é conhecida como um termo coletivo que inclui problemas clínicos que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas. A prevalência de Disfunção Temporomandibular, avalia que 40% a 60% da população em geral, apresenta algum sinal de distúrbio do sistema mastigatório, sendo que 10% demonstraram sintomas significativos que os levaram à busca de um tratamento. Este estudo tem por objetivo descrever a evolução do conceito de disfunção temporomandibular em odontologia. Se verificou que o conceito da Disfunção Temporomandibular sofreu grandes alterações ao longo dos anos e por envolver um grande número de pessoas é considerado como um assunto de saúde pública. O diagnóstico apresenta um papel essencial, pois através dele se torna possível avaliar qual o melhor tipo de tratamento a ser adotado e consequentemente gerando resultados mais eficazes. No que diz respeito ao tratamento, esse também sofreu uma grande evolução ao longo dos anos, vários estudos apontam que uma associação de tratamentos (terapia + medicamentos) é mais eficaz no tratamento das Disfunção Temporomandibular.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2018
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9675
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Chistofer Yuri Rocha Soares e Juliano Behenck.pdfTCC361,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.