Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9638
Título: Aplicabilidade de protocolos para pacientes oncológicos em cuidados paliativos em um hospital do sul catarinense
Autor(es): Goulart, Amanda Farias
Serafim, Tainá De Bem
Orientador(es): Zugno, Paula Ioppi
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Cuidado humanizado
Protocolos clínicos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: INTRODUÇÃO: Os pacientes em cuidados paliativos necessitam de um cuidado humanizado, visto que esse momento de sua vida é delicado, pois se trata da impossibilidade de cura ou do final da vida do paciente. Portanto, devem ser seguidos e aplicados os protocolos de cuidados paliativos. OBJETIVO: Verificar como a aplicabilidade de protocolos para pacientes em cuidados paliativos oncológicos influenciam no cuidado de enfermagem humanizado em um hospital do sul catarinense. MÉTODO: A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa através da aplicação de um questionário sobre a aplicabilidade de protocolos de cuidados paliativos a equipe de enfermagem. A pesquisa aconteceu com os integrantes da equipe de enfermagem que assiste pacientes oncológicos em cuidados paliativos das unidades de internação de um hospital do sul catarinense. Foi realizada com 8 participantes. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Realizou-se a coleta de dados com oito profissionais de enfermagem que trabalham em um setor de internação com pacientes em cuidados paliativos de um hospital do sul catarinense. Através da pesquisa verificou-se que a aplicabilidade de protocolos de cuidados paliativos em pacientes oncológicos é efetuada pelos colaboradores da equipe de enfermagem. CONCLUSÃO: Em virtude da presença de protocolos, a equipe possui um norte para realizar intervenções frente as demandas de enfermagem encontradas, possibilitando um cuidado mais humanizado para o paciente e sua família nesse processo delicado, promovendo uma morte digna e tranquila. Durante a coleta de dados percebemos dificuldade de alguns membros entrevistados em cumprir com os prazos estabelecidos e à escassez de conhecimento de alguns dos entrevistados em relação ao protocolo presente na instituição, tornando a aplicabilidade do mesmo insatisfatória em alguns momentos. O trabalho permitiu identificar a efetividade e fragilidades do protocolo de cuidados paliativos existente no hospital de pesquisa. Sugere-se que a instituição realize treinamentos sobre o protocolo de cuidados paliativos para que os colaboradores tenham maior conhecimento sobre o mesmo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9638
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Amanda Farias Goulart e Tainá de Bem Serafim.pdfTCC617,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.