Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9632
Título: Usuários do programa de automonitoramento glicêmico capilar e seu conhecimento acerca do pé diabético
Autor(es): Pinto, Candida Maristela Chicambi
Baba, Filipe André
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Pé diabético
Enfermagem
Cuidados de enfermagem
Monitoramento em saúde
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Enfermagem da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, para a obtenção do título de Bacharel em Enfermagem.
Resumo: INTRODUÇÃO O diabetes mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue, isto ocorre devido uma deficiência na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido na glândula do pâncreas. Essa doença quando não controlada acarreta diversas complicações como: cetoacidose diabética, hiperglicemia, hipoglicemia, retinopatia, neuropatia, nefropatia, problemas e cardiovasculares e o pé diabético que por sua vez é uma das complicações, mais graves da diabetes mellitus porque causa lesões , infecções dificuldades na cicatrização, na deambulação e podendo progredir para a amputação dos membros, o que gera elevado custo socioeconômico para o paciente. O exame periódico dos pés permite a identificação precoce e o tratamento das alterações encontradas, possibilitando a prevenção de número expressivo de complicações do pé diabético. OBJETIVO identificar o conhecimento dos usuários do Programa de Automonitoramento Glicêmico Capilar acerca do pé diabético. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e exploratório que foi realizada através de uma entrevista semiestruturada com uma amostra de vinte (20) pacientes diagnosticadas com diabetes que frequentam o PAMGC nas Clínicas Integradas da Universidade do Extremo Sul Catarinense em Criciúma/SC RESULTADO: Os resultados obtidos mostram que os pacientes entrevistados durante a pesquisa apresentaram conhecimento sobre a diabetes mellitus, têm ciência sobre as complicações e a maioria realiza medidas preventivas para não aparecimento do pé diabético. CONCLUSÃO O presente trabalho mostrou que os 20 entrevistados tinham conhecimento não apenas sobre o pé diabético, mas sobre o cuidado com o pé diabético, vimos ainda que a enfermagem contribui na prática clínica com orientações de medidas preventivas para não aparecimento do pé diabético. Conforme os resultados e analise apresentados, nota-se que os objetivos foram alcançados.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9632
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Candida Maristela Chicambi Pinto e Filipe André Baba.pdfTCC504,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.