Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9574
Título: Avaliação da radiopacidade do silicato tricálcico associado ao óxido de zinco
Autor(es): Alexandre, Victor Fernandes
Frohlich, Vinicius da Silva
Palavras-chave: Cimento de silicato
Silicato de cálcio
Óxido de zinco
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Os cimentos obturadores à base de silicato tricálcico (C3S) surgem como materiais promissores, destacando-se pela propriedade de bioatividade que confere a formação de uma ligação forte de tecidos e materiais e estimula a diferenciação celular e o crescimento de tecido ósseo mineralizado. Normalmente são compostos de C3S acrescido de um agente radiopacificador para torná-lo suficientemente radiopaco e visível radiograficamente. O objetivo deste estudo visa avaliar a radiopacidade do silicato tricálcico associado ao radiopacificador óxido de zinco. Os grupos foram divididos em oito, três grupos com 20% de radiopacificador, três grupos com 10% e dois grupos controle. Foram confeccionados corpos-de-prova (n=3) para cada grupo experimental. Após a manipulação, os materiais foram inseridos em moldes medindo 1 mm de altura por 10 mm de diâmetro interno, sendo levados à estufa a 37 °C e 100% de umidade relativa por 24 h e então avaliados pelo teste de radiopacidade seguiu a Norma ANSI/ADA Standard No 57 - Endodontic Sealing Materials (2012) e o método proposto por Cavenago et al. (2013). Foram aplicados os testes não paramétricos Kruskal-Wallis, para amostras independentes, e o teste post-hoc Dunn, para a comparação dos pares, em ambos os testes. Os cimentos C3S LYSANDA 20%, C3S PULPO SAN 20%, C3S OZE IPARQ 20% e C3S LYSANDA 10% atingiram a média preconizada pelas Normas da ANSI/ADA Standard No 57 de 3mm Al (4,42 ± 0,67; 3,85 ± 0,99; 3,90 ± 0,14; 3,71 ± 0,33; respectivamente). Em contrapartida, os cimentos C3S PULPO SAN 10% e C3S OZE IPARQ 10% não atingiram a média de radiopacidade preconizada, sendo assim, a quantidade utilizada não foi suficiente para atingir os 3mm Al. Os radiopacificadores Lysanda 10% e 20%, Pulpo San 20%, OZE IPARQ 20%, atingiram a radiopacidade mínima de 3 mm Al preconizada pela ANSI/ADA e podem ser utilizadas como radiopacificadores ao C3S.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2022
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9574
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.