Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/9450
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Calderan, Odete Angelina | - |
dc.contributor.author | Joaquim, Luana dos Santos | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-05T00:39:56Z | - |
dc.date.available | 2022-11-05T00:39:56Z | - |
dc.date.created | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/9450 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciada no curso de Artes Visuais - da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa está inserida na linha de Processos e Poéticas, do curso de Artes Visuais – Licenciatura da Universidade do Extremo Sul Catarinense, tem como abordagem metodológica cartográfica pois, percorre o caminho formativo do professor-artista alinhado ao objetivo de investigar as memórias afetivas dos ateliês provocadas pelas experiências e vivências interativas. Alinhada a questão problema: de que maneira se dá a formação do professor-artista a partir dos ateliês de arte e de suas memórias? Compreendo que as memórias perpassam a minha experiência pessoal como acadêmica de licenciatura e artista que se percebe em ambos, professora e artista. Em torno disso, proponho a organização textual da pesquisa em formato de carta e, de cartas convidando um grupo de professores-artistas e professores de artes: Alan Cichela, Daniele Zacarão, Izabel Duarte, Gabriela Fernandes, Mikael Miziescki, Sérgio Honorato, Silemar da Silva e Thais Klima. E propondo a escrita de cartas com elementos dos ateliês de arte e suportes contemporâneos, para alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, situada em Içara. Corroboraram com a pesquisa, autores como Lampert (2017), Derdyk (2004), Kastrup e Passos (2013), Facco (2018), Pereira (2014), Lampert; Nunes (2014), Bosi (1994) e Vasconcelos (2007). Assim, essa abordagem da pesquisa em torno do professor-artista pelo viés das memórias afetivas dos ateliês, traz em seu intuito fortalecer as reflexões sobre a formação que alia a docência em arte com as práticas artísticas nos ateliês. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Memória afetiva | pt_BR |
dc.subject | Professor-artista | pt_BR |
dc.subject | Ateliês de artistas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Relicário, cartas e memórias: do ateliê à docência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luana dos Santos Joaquim.pdf | TCC | 6,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.