Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/9437
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Honorato, Aurélia Regina de Souza | - |
dc.contributor.author | Machado, Felipe | - |
dc.coverage.spatial | Universidade do Extremo Sul Catarinense | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-06T17:21:55Z | - |
dc.date.available | 2022-10-06T17:21:55Z | - |
dc.date.created | 2019-12 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unesc.net/handle/1/9437 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa está situada na linha Educação e Arte do Curso de Artes Visuais - Licenciatura da Unesc e apresenta como problemática: Como a linguagem artística da tatuagem pode transformar uma formação acadêmica em licenciatura em Artes Visuais e de que forma ela contribui na formação deste professor, deste artista e deste pesquisador? Trata-se de uma pesquisa qualitativa que faz uso da cartografia como método, e o procedimento técnico se deu através de entrevista semiestruturada. O trabalho procura entender como se dá o processo de formação de tatuadores e tatuadoras que têm suas formações nos cursos de Artes Visuais Licenciatura e Bacharelado da Unesc. Discute a possibilidade de levar a tatuagem para o ambiente escolar, de maneira que apresente a prática como produção artística com a finalidade de desmarginalizar o olhar do público que não faz uso da mesma. Ainda levanta questionamentos sobre as produções artísticas que fazem uso de elementos e resíduos de um procedimento de tatuagem, e além disso, aborda a necessidade de pesquisas científicas que apresentem a tatuagem como elemento principal. As entrevistas se deram em momentos distintos, contando com a participação de cinco tatuadores e tatuadoras que estão cursando Artes Visuais na Unesc e um egresso do Curso, visando entender qual relação eles fazem entre a tatuagem e a escola básica, como eles entendem a pesquisa científica e qual suas experiências em relação a produções artísticas. Para fundamentar a pesquisa trago alguns autores, dentre eles Saviani (2002), Cauquelin (2005), Moreira (2008), Honorato (2015), Barros e Kastrup (2015), Jeha (2019), Ferreira (2007), Martins (2012), Salles (2014), dentre outros. A pesquisa mostrou a potência que pode ser trabalhar a tatuagem em ambientes de formação de conhecimento, entretanto, é proporcional a fragilidade que a prática apresenta em discussões contemporâneas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tatuagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem artística | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de arte | pt_BR |
dc.title | Tatuagem e formação: o despertar sensível do professor, artista, pesquisador | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ART Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Felipe Machado.pdf | TCC | 80,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.