Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9416
Título: Achados epidemiológicos em pacientes com suspeita de câncer de mama
Autor(es): Xavier, Maria Eduarda Scheeren
Pinter, Paulo Otávio Hilário
Palavras-chave: Câncer da mama
Carcinoma de ductal de mama
Epidemiologia
Fatores de risco
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivos: Verificar os achados anatomopatológicos de biópsias em pacientes com suspeita de câncer de mama em um hospital de referência. Métodos: Estudo transversal, observacional, analítico, com coleta de dados secundários através de prontuários eletrônicos e abordagem quantitativa. Resultados: O tipo histológico mais encontrado foi Carcinoma Ductal Invasivo (CDI) com 95 pacientes (84,1%). A idade média foi 52,68 (±12,75) para as pacientes com câncer de mama confirmado e 46,10 (±12,86) para pacientes com patologias benignas. História familiar positiva para neoplasia maligna de mama foi verificada em 50 (44,2%) pacientes com câncer de mama. Foi observado que 58 (51,3%) mulheres eram assintomáticas e descobriram por exames de rastreio e 28,3% faziam uso faziam uso de estrogênio exógeno. Consumo excessivo de álcool e de gorduras foi visto em 0,9% e 38,1%, respectivamente. Conclusão: Identificou-se maior prevalência do tipo Carcinoma Ductal Invasivo, observou-se que a idade da patologia maligna é superior à da benigna.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9416
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Eduarda Scheeren Xavier e Paulo Otávio Hilário Pinter.pdfTCC257,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.