Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9412
Título: Avaliação da qualidade de vida dos professores em uma universidade do extremo sul catarinense
Autor(es): Feltrin, João Paulo Patrício
Orientador(es): Madeira, Kristian
Palavras-chave: Professores universitários
Qualidade de vida
Perfil de saúde
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivos: O artigo tem como objetivo conhecer o perfil e a qualidade de vida dos professores de uma universidade do sul catarinense. Métodos: Neste estudo transversal, os dados foram obtidos a partir da aplicação do questionário WHOQOL-bref e questionário sociodemográfico em uma universidade do extremo sul catarinense. Resultados: Foram avaliados 168 professores. Dos quais, 87 (52,4%) são do sexo masculino, com 117 (70,1%) dos docentes casados. Na avaliação da qualidade de vida, o escore da média geral foi 75,54. O domínio físico obteve maior escore, com média de 77,23 e o domínio geral teve o escore médio de 73,45 sendo o mais baixo. Conclusões: Houve predominância do sexo masculino e daqueles que possuíam companheiros. Quanto à qualidade de vida, os escores do WHOQOL-bref não se mostraram afetados pelas variáveis analisadas: sexo, estado civil e área de atuação. Porém o domínio das relações sociais do escore do WHOQOL-bref se mostrou afetado pelo variável número de filhos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9412
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Paulo Patricio Feltrin.pdfTCC321,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.