Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/9394
Título: | Releitura dos figurinos teatrais para a peça o Auto da Compadecida |
Autor(es): | Mateus, Larah Fernandes |
Orientador(es): | Dassoler, Maria Julia de Lima |
Palavras-chave: | Figurinos teatrais Teatro - História Vestuário - Remodelagem |
Descrição: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia de Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC. |
Resumo: | A pesquisa possui como objetivo fundamental apresentar a origem do teatro e como ele se formou a partir dos anos, com foco fundamental na evolução e representação que ele possui diante da sociedade. Nas primeiras páginas da revisão bibliográfica, a pesquisa traz em evidência onde o teatro iniciou e de onde surgiram as suas origens e primeiras manifestações, tendo em vista suas primeiras manifestações artísticas durante o decorrer do tempo. Ao continuar a pesquisa foi possível identificar alguns pontos importantes e significativos do teatro, como suas características frente a sociedade e como um personagem pode se conectar e comunicar com o público através dos seus figurinos teatrais. É colocado em evidência a importância do figurino de um espetáculo e como ele pode ter influência total sobre uma peça de teatro, trazendo aspectos importantes como época, cultura, clima ou situações econômicas de onde se passa o espetáculo. Na continuação do projeto é recorrente a apresentação de reflexões entre o figurino e a moda, em que alguns autores identificam o figurino como fonte principal, única e exclusiva do figurinista, enquanto outros citam como um profissional da área de moda pode se tornar um figurinista e pode obter ligação direta com o figurino e o teatro a partir dos desenhos e das expressões artísticas que uma vestimenta de moda e um figurino possuem mesmo estando em posições diferentes dentro da sociedade. É colocado em evidência os processos de desenvolvimento de um figurino e como acontecem as etapas de produção de um figurino desde o momento inicial até o resultado final na estréia do espetáculo. Ao final do projeto é colocado em prática todo o estudo desenvolvido durante a pesquisa, sendo realizada a releitura de personagens marcantes da peça “O auto da compadecida”, trazendo aspectos importantes e culturais que o figurino de cada personagem possui e mostrando esses mesmos aspectos para a atualidade. |
Idioma: | Português (Brasil) |
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
Data da publicação: | Jul-2022 |
URI: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/9394 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Larah Fernandes Mateus.pdf | TCC | 32,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.