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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCabral, Gladir da Silva-
dc.contributor.authorEspíndola, Isadora Farias-
dc.coverage.spatialUniversidade do Extremo Sul Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T17:32:10Z-
dc.date.available2022-07-11T17:32:10Z-
dc.date.created2021-
dc.identifier.urihttp://repositorio.unesc.net/handle/1/9235-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada para Exame de Qualificação ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, como quesito parcial para obtenção de grau de Mestre em Educação.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na análise de três produções audiovisuais realizadas pelo Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense nos anos de 2015 e 2017. A análise em questão ocorreu no campo da Educação e do Ensino de História, e a partir do seguinte questionamento: De que maneira a experiência de produção audiovisual realizada pelo Projeto Pibid História/Unesc nos anos selecionados contribuiu para a construção do saber histórico pela via da emancipação? Dessa forma, através da pesquisa qualitativa, por meio da análise de documentos norteadores da educação, de três vídeos presentes do Youtube e dos relatos ouvidos em grupos focais com os sujeitos envolvidos no Projeto, objetivamos relacionar os conceitos de emancipação, imagem e experiência com o Ensino de História; compreender a ação do PIBID na Unesc e especificamente no curso de História, identificando sua função no processo de formação docente; e ainda identificar de que forma os sujeitos envolvidos no projeto são atingidos e transformados pela experiência pibidiana e pela produção audiovisual no ensino de história. Por meio deste trabalho desenvolvido, entendemos que a experiência pibidiana alcança principalmente dois grupos participantes do projeto: acadêmicos/as bolsistas e alunos/as da educação básica que, a partir da produção audiovisuais baseados em conceitos da história alteram suas posturas sobre os temas colocados na disciplina e no cotidiano escolar, atingindo, mesmo que de forma distintas, os traços da emancipação intelectual discutida a partir de Jacques Rancière. Outro ponto que a pesquisa também permite compreender é a potência do Pibid enquanto formador da identidade docente e como, mesmo com os percalços do cotidiano escolar, os/as acadêmicos/as em formação se reconheceram na profissão professor a partir do Projeto. Por fim, conclui-se que a produção audiovisual no contexto escolar a partir do Projeto possibilitou a construção de um ambiente de crítica e, mais do que isto, de um ambiente reflexivo estimulado principalmente pelas imagens finais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titlePor uma construção visual do saber: o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e a produção audiovisual como metodologia no ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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