Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/923
Título: O diagnóstico pré-implantatório como instrumento de aperfeiçoamento genético: o dilema da eugenia à luz dos direitos e garantias fundamentais
Autor(es): Carneiro, Marina Moura Lisboa
Orientador(es): Saleh, Sheila Martignago
Palavras-chave: Direitos fundamentais
Dignidade humana
Eugenia
Direitos humanos
Descrição: Monografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de especialista em Prática jurídica e Preparação para a Magistratura Estadual.
Resumo: O presente estudo aborda a questão relativa à eugenia como ciência do aperfeiçoamento genético a ser realizado através do diagnóstico pré-implantatório. No primeiro momento, o principal objetivo foi analisar o diagnóstico pré-implantatório como principal instrumento para se alcançar os fins almejados pela ciência eugênica, bem como suas principais características. O segundo capítulo, por sua vez, preocupou-se com os direitos e garantias fundamentais presentes na discussão sobre o tema, em especial a dignidade da pessoa humana e o direito à vida digna. Por fim, há de se verificar a compatibilidade da técnica eugênica como forma de melhoramento da espécie tendo em vista os direitos fundamentais supra mencionados. Com isso, concluiu-se deva a eugenia ser utilizada somente para prevenção e cura de doenças hereditárias. O método científico utilizado foi o dedutivo, valendo-se de estudos bibliográficos como técnica de pesquisa.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data da publicação: 2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/923
Aparece nas coleções:Monografia (DIR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marina Moura Lisboa Carneiro.pdfMonografia259,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.