Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9200
Título: Danos ao DNA de camundongos inoculados com veneno de Tityus serrulatus Lutz & Mello, 1922
Autor(es): Galvani, Nathalia Coral
Orientador(es): Andrade, Vanessa Moraes de
Co-orientador: Ávila, Ricardo Andrez Machado de
Palavras-chave: Dano ao DNA
Genotoxicidade
Escorpiões - Veneno
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Os escorpiões habitam a terra a mais de 400 milhões de anos por sua hábil capacidade de adaptação, tendo sofrido poucas alterações na sua morfologia, permitindo-os adaptarem-se nos mais diversos habitats terrestres. A presença desses aracnídeos tem sido considerada bastante preocupante, sendo a espécie Tityus serrulatus Lutz & Mello, 1922, uma das que vem se destacando no Brasil pelos graves acidentes ocasionados e sua vasta e preocupante sintomatologia. O presente trabalho visa demonstrar além da capacidade de sintomas diversos causados pelo veneno, também seu grau genotóxico em nível de DNA. Sendo assim, caracteriza-se como seu objetivo, avaliar os danos ao DNA de camundongos inoculados com veneno de T. serrulatus. Foram utilizados para o estudo genotóxico, 30 camundongos Swiss machos adultos (18-22g com 28-35 dias), divididos em cinco grupos, com seis animais cada, incluindo um grupo controle de 0h com a administração de tampão fosfato-salino (PBS). Nos diferentes grupos administrou-se em cada animal via intraperitoneal, 0,5DL50 de veneno de T. serrulatus. Este foi inoculado em todos os grupos, exceto o de 0h, em mesmo período, sendo a eutanásia realizada por deslocamento cervical após horários diferentes: 1hr, 2hrs, 6hrs e 12hrs. Antes da eutanásia foi realizada a coleta de sangue por punção na veia caudal e depois então foram retiradas as estruturas córtex, estriado, hipocampo, fígado, pulmão, rim e coração. Para posterior análise das células através do ensaio cometa. Os resultados mostram que o veneno da espécie de escorpião T. serrulatus possui alta genotoxicidade, apresentando diferença significativa quando comparado ao grupo 0h, levando a elevados danos em DNA em todas as estruturas analisadas neste estudo. Isso nos leva a concluir que o escorpião em questão, possui muito além de uma vasta sintomatologia, mas também é capaz de lesar o material genético da vitima, tendo ação já em suas primeiras horas após inoculação. Nossos resultados demonstram a importância de tal modelo de estudo na geração de novos conhecimentos e indicam que outros estudos com diferentes períodos de análise ou utilizando substâncias que possibilitem minimizar ou reverter os efeitos do veneno em nível de dano em DNA devem ser feitos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9200
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CBI Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nathalia Coral Galvani.pdfTCC1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.