Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/92
Título: Custo comparado de elementos pré-fabricados de concreto: pré-laje protendida x laje alveolar protendida
Autor(es): Silva, Adriano Mariot da
Orientador(es): Daré, Mônica Elizabeth
Palavras-chave: Orçamento
Custo da laje
Laje pré-fabricada
Pré-laje protendida
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Engenharia Civil da UNESC - como requisito parcial para obtenção do Título de Engenheiro Civil
Resumo: O presente trabalho demonstra um estudo de custo comparado considerando soluções de pavimentos em lajes alveolares protendidas e pré-lajes protendidas, em edificações de concreto pré-fabricado. Para a obtenção deste comparativo considerou-se dois projetos de edificações distintas com características que permitiram a aplicação das duas tipologias de lajes e a realização do orçamento dos custos diretos que envolvem o processo, identificando dessa forma qual das duas soluções terá o maior custo para a execução do pavimento e também para os custos totais diretos das obras da pesquisa. Com os resultados obtidos observou-se o comportamento dos custos de cada tipologia de laje nos custos diretos totais das edificações e nos custos do pavimento. Os resultados apontam que a adoção da tipologia pré-laje protendida, para ambas as edificações, proporcionam o menor custo no custo direto total e no custo direto do pavimento.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 16-Abr-2012
Data do documento: 2012-04-16
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/92
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ECI)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO Adriano Mariot.pdfTCC965,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.