Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9192
Título: Avaliação da toxicidade das águas do Rio Sangão (Criciúma, Santa Catarina) utilizando Allium cepa L. como bioindicador
Autor(es): Tomaz, Débora Borges
Orientador(es): Rohr, Paula
Palavras-chave: Poluição ambiental
Água – Toxicologia
Ecotoxicologia
Sangão, Rio (SC)
Indicadores biológicos
Cebola
Allium cepa L.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional acarretam uma série de impactos ao meio ambiente. Estes impactos afetam vários ecossistemas, especialmente os aquáticos, onde corpos hídricos como rios constituem o biótopo. No município de Criciúma, existem diversos mananciais com elevados níveis de poluição que são oriundos de atividades antrópicas e industriais. O principal setor cujas atividades vêm impactando consideravelmente os aquíferos naturais é o da indústria carbonífera. Assim, este trabalho teve por objetivo analisar os efeitos tóxicos, citotóxicos e genotóxicos das águas do Rio Sangão utilizando Allium cepa L. como organismo bioindicador. Foram utilizadas 100 sementes para cada grupo, Controle Negativo, Controle Positivo e os pontos amostrais nas concentrações de 25%, 50 e 100%. Após 5 dias de exposição das sementes foram contabilizadas as sementes germinadas e medidos os comprimentos das raízes. Foram preparadas 2 lâminas por grupo de tratamento, com 5 raízes por lâmina, onde foram analisadas 100 células por raíz, observando o número de células em mitose e presença de anomalia cromossômicas como Distúrbios metafásicos, Micronúcleo e Ponte anáfasica. O teste de germinação não demonstrou diferença significativa entre os pontos e concentrações. No teste de inibição do comprimento da raiz, com exceção da concentração de 100% do Ponto 1, todos os demais pontos e concentrações obtiveram um aumento significativo no comprimento, em relação ao controle positivo. A avaliação do Índice Mitótico (IM) não apresentou diferença significativa, quando comparados aos controles positivo e negativo; porém, quando foram comparadas as concentrações, no ponto 1 e 2 apresentaram um aumento significativo do IM, indicando um aumento celular. Na Contagem de Micronúcleo (CMN) o controle positivo, juntamente com a concentração de 100% em todos os pontos tiveram um aumento significativo quando comparadas ao controle negativo. Embora não tenha sido observado a presença de Distúrbios metáfasicos, houve presença de duas Pontes anafásicas, confirmando o potencial genotóxico da água. Assim, o Ponto 1 foi o que apresentou resultados mais preocupantes, a partir das variáveis analisadas. As análises de IM e CMN, demonstraram-se mais sensíveis aos agentes encontrados neste manancial.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9192
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CBI Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Debora Borges Tomaz.pdfTCC1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.