Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9145
Título: Métricas para avaliação de usabilidade, acessibilidade, utilidade e adequação às necessidades de comunicação de indivíduos com TEA para aplicativos de CAA
Autor(es): Lindemann, Rafael Scremim
Orientador(es): Gonçalves, Leila Laís
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Tecnologia assistiva
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
Aplicativos de CAA
Interação humano-computador
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciência da Computação da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo propor um conjunto de métricas para avaliar a usabilidade, acessibilidade, utilidade e adequação às necessidades de comunicação de indivíduos com TEA, bem como, descreveu-se o contexto da comunicação no TEA apontando déficits e compensações necessárias para o desenvolvimento da linguagem funcional, foram identificadas métricas de avaliação contendo critérios, metas e recomendações, analisar aplicativos de CAA gratuitos com enfoque nas pranchas de comunicação pictórica disponíveis para dispositivos móveis para levantamento de características, recursos e funcionalidades, foram adaptadas métricas visando a adequação para avaliação de app de CAA no contexto do TEA e aplicar as métricas na avaliação dos aplicativos de CAA. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e aplicada se inserindo nas áreas de Interação Humano Computador (IHC). Se qualifica como bibliográfica e documental a partir do levantamento de conceitos, termos e características dos objetos de estudo. A proposição, teve como base o estudo das pesquisas sobre o tema apresentados na fundamentação teórica. Na escolha dos aplicativos foi considerado a gratuidade, a plataforma disponibilizada e o enfoque nas pranchas de comunicação pictórica. Para a validação do conjunto de métricas foi proposta a aplicação das métricas na avaliação de um aplicativo de CAA considerando o contexto do TEA. Na análise de dados e resultados foi considerado o referencial teórico e o processo de validação com uso das métricas. Os resultados apontaram que o conjunto de métricas mostrou-se bem satisfatório e capaz de cumprir seu objetivo, permitindo avaliar a usabilidade, acessibilidade, utilidade e adequação às necessidades de comunicação de indivíduos com TEA, através da identificação de elementos e características do aplicativo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9145
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (COM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael Lindemann.pdfTCC534,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.