Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9120
Título: Complexidade socioambiental e abordagem interdisciplinar na perspectiva da sustentabilidade para o Parque Nacional de Aparados da Serra e área de entorno no Sul de Santa Catarina
Autor(es): Bertolin, Rosabel
Orientador(es): Milioli, Geraldo
Palavras-chave: Parque Nacional de Aparados da Serra (RS e SC)
Unidades de conservação
Sustentabilidade
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Descrição: Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC como requisito parcial para a obtenção de título de Doutora em Ciências Ambientais.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada no Parque Nacional de Aparados da Serra (PNAS) A intenção da pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre o Parque Nacional de Aparados da Serra (PNAS) e área de entorno no sul de Santa Catarina, fato que possibilitou identificar a complexidade socioambiental local e propor a sustentabilidade apoiada na abordagem interdisciplinar. O problema de pesquisa, destaca a preocupação socioambiental que vai do local ao global e o despertar na humanidade para com a preservação do meio ambiente, culminado na criação de áreas protegidas, como Unidades de Conservação (UCs), enfatizando a categoria de Parque Nacional e com olhar especial para o PNAS. Explora ainda de maneira peculiar o município de Praia Grande realizando uma incursão à cidade conhecida nacionalmente como a “Cidade dos Canyons”, descrevendo sua formação histórica, seu processo de colonização, seus aspectos político-institucionais, socioculturais, econômicos, ambientais, sua relação com o Parque, entre outras curiosidades. A pesquisa procedeu a uma revisão de literatura que buscou aprofundar conceitos fundamentais para o desenvolvimento da tese, às questões norteadoras, hipótese e objetivos, e que de forma coerente contribuíram com os resultados. Nesse contexto, destacam-se na revisão as UCs, Parques Nacionais, PNAS, Comunidades Tradicionais em Áreas Protegidas, a Interdisciplinaridade como Abordagem para Pesquisas Socioambientais e a Sustentabilidade. O procedimento metodológico da pesquisa foi sistematizado com a preocupação de garantir o rigor do processo. Para tanto, apresenta os seguintes itens: estratégia da pesquisa; unidade de análise; natureza da pesquisa; caracterização dos instrumentos de coleta de dados; pesquisa de campo e sistematização e análise de dados. A pesquisa de campo se deu por meio da realização de entrevistas com questões estruturadas e abertas. O conjunto substancial dos dados e informações coletados, a animosidade, motivação e comprometimento refletidos nas falas dos sujeitos e atores sociais entrevistados, bem como a consistência da literatura consultada, possibilitou trazer sugestões e contribuir para a sustentabilidade do PNAS e área de entorno apoiado na gestão integrada-participativa, na ideia da Boa Governança, na reapropriação social da natureza, na racionalidade ambiental e na interdisciplinaridade. Por fim, a tese tece uma síntese conclusiva e algumas recomendações para futuros trabalhos. E sendo assim, reconhece-se que essa pesquisa faz parte do processo e contribui para as demandas de estudos sobre a área em questão estudada.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Tese
Data da publicação: 2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/9120
Aparece nas coleções:Tese (PPGCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rosabel Bortolin Daniel.pdfTese3,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.