Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/91
Título: Auditoria independente: avaliação de controles internos do departamento de pessoal
Autor(es): Savaris, Andréia
Orientador(es): Viana, Marcos Danilo Rosa
Palavras-chave: Auditoria contábil
Administração de pessoal
Controle interno
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A legislação do trabalho regulamenta as relações trabalhistas e promove constante alteração nos procedimentos e nos controles internos. Por este motivo, as empresas estão adaptando-se a essas novas circunstâncias. Surge então, como elemento essencial, o trabalho do auditor à aplicação de procedimentos de auditoria. Diante disto, este estudo mostra o trabalho de avaliação dos controles internos como forma de apurar eventuais inadequações de procedimentos e condutas na área de Pessoal. Como resultado dessa avaliação de controles internos, são apresentadas medidas saneadoras a constantes incoerências. Ao examinar os procedimentos do departamento, o de Pessoal, tem-se como objetivo, auxiliar de forma didática a compreensão das rotinas de trabalho do setor, em especial o funcionário e o acadêmico voltado ao trabalho nessa área de atuação. Os serviços do auditor consistem em verificar o cumprimento das normas trabalhistas, atentando para as possíveis lacunas que propiciam as eventuais ações trabalhistas e, ou, fiscais. O estudo apresentado aludiu a uma sucinta viagem histórica sobre os conceitos de auditoria, características de execução do trabalho do auditor interno ou externo e as normas regulamentadoras para o exercício profissional em auditoria no País. O resultado deste estudo de avaliação dos sistemas operacionais indicou diversas situações que carecem de ajustes. Tanto e de tal forma, que foram diagnosticadas por profissionais independentes a ocorrência de sérias irregularidades. Isto fez com que o autor deste estudo promovesse nova avaliação dos novos controles internos, que passaram a ser desenvolvidos em outras situações que careciam de adequações. A partir disso, foram apresentadas outras medidas regularizadoras e preventivas para reduzir a incidência de erros. Por conseqüência, evidenciou-se a necessidade de manter com maior frequência o trabalho de auditoria na avaliação dos controles internos no departamento de pessoal. Palavras - chave: auditoria, controles internos e departamento de pessoal.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 12-Abr-2012
Data do documento: 2012-04-12
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/91
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CCN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andréia Savaris .pdfTCC821,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.