Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8964
Título: Análise da sensibilidade antimicrobiana de Escherichia coli, na investigação de infecção do trato urinário
Autor(es): Nesi, Julie Candice Erbs Luan Esmeraldino
Orientador(es): Morais, Fabio Almeida
Palavras-chave: Sensibilidade antimicrobiana
Escherichia coli
Infecção do trato urinário
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Introdução: Notando-se a alta prevalência de Infecção do Trato Urinário (ITU), a Escherichia coli é o principal agente etiológico. Seu tratamento baseia-se na sensibilidade e resistência da bactéria aos antimicrobianos. Objetivo: Conhecer a sensibilidade dos principais antimicrobianos à bactéria Escherichia coli. Métodos: Foi um estudo observacional descritivo retrospectivo, quantitativo, com coleta de dados secundários, através dos exames de urocultura e antibiograma Resultados: Analisamos 452 resultados de exames laboratoriais com uma média de idade de 43,18 anos (DP± 24,88). Quanto ao sexo, observou-se que 88,90% correspondiam ao sexo feminino e 11,10% ao sexo masculino. Além disso, 14,80% eram gestantes e 74,1% não gestantes. Na relação idade com o sexo, obtivemos um p <0,001, com uma média maior de idade para o sexo masculino. Na análise da sensibilidade da Escherichia coli observou-se: Amoxacilina + Clavulanato 96,6%, Cefalexina apresentou 89,2% , Cefaclor 89,4% , Ceftriaxona 98,5% , Gentamicina 94,9%, Amicacina 99,8%, Ciprofloxacina 82,5%, Nitrofurantoína 90,5%, enquanto a Fosfomicina apresentou 100% de sensibilidade. Quando Amoxacilina + Clavulanato obtive-se um valor significativo (p=0,044), com maior sensibilidade em gestantes. Para Cefalexina, a comparação entre o sexo trouxe um valor de (p=0,027), com uma maior sensibilidade para o sexo feminino, que, quando gestante, apresentou um valor de (p=0,042). No Cefaclor foi verificada uma associação significativa (p=0,022), com uma maior sensibilidade para o sexo feminino, que, quando gestantes, obteve-se um (p=0,047). Ciprofloxacina demonstrou diferença significativa quanto ao sexo (p=0,038), com uma maior sensibilidade quato ao sexo feminino. Considerações finais: Este trabalho obteve vários antimicrobianos com sensibilidade maior que 90% à E. coli., com destaque à maior sensibilidade da Cefalexina, Cefaclor e Ciprofloxacino nas mulheres, e nas gestantes a sensibilidade foi estatisticamente significativa na Amoxicilina + Clavulanato, Cefalexina e Cefaclor.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8964
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.