Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/889
Título: Metodologia do ensino superior e desenvolvimento da autonomia
Autor(es): Paulo, Francini Medeiros de Souza
Orientador(es): Bittencourt, Ricardo Luiz de
Palavras-chave: Ensino superior
Formação de professores
Autonomia
Descrição: Monografia apresentada à Diretoria de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, para a obtenção do título de especialista em Docência no Ensino Superior.
Resumo: A relação professor-aluno é importante no processo de ensino-aprendizagem para a construção da autonomia. Contudo, ainda se faz presente no Ensino Superior, a educação baseada numa concepção de desenvolvimento e aprendizagem ambientalista. Esta concepção se fundamenta na transmissão de conhecimento, o que contribui para que o aluno tenha poucas possibilidades de questionar e refletir sobre o que está sendo ensinado. Na concepção histórico-cultural, o papel do professor é o de mediador entre aluno e conhecimento. Prioriza-se a reflexão, o diálogo e relações pedagógicas fundamentadas no exercício da autoridade e da autonomia. Sempre houve preocupação com o desenvolvimento da autonomia no Ensino Superior, pois, muitas vezes, escuta-se alunos reclamando de professores coercitivos e professores falando de alunos despreocupados. Nesse sentido, há esta apreensão com a relação professor e aluno no Ensino Superior, se o professor planeja sua aula pautada na construção da autonomia, na reflexão e criticidade dos acadêmicos. Esta pesquisa foi desenvolvida com os estudantes, questionando-os se percebem que a metodologia do professor está baseada na autonomia, na construção e reconstrução dos conhecimentos. Foram analisados os questionários respondidos por alunos da última fase dos cursos de Pedagogia e de Engenharia Cívil da UNESC do 1º semestre de 2011. O referencial teórico foi baseado em autores que estudam sobre o Ensino Superior e a prática de ensino do docente, que por meio da competência, habilidade e atitude oportuniza o desenvolvimento da autonomia do discente, tendo como tema, a formação de professores universitários. A educação numa visão progressista requer do professor a construção da sua autoridade. Enquanto o autoritarismo sustenta-se na coerção, a autoridade ancora-se na autonomia.
Idioma: pt_BR
Tipo: Monografia de Curso de Pós-graduação Lato Sensu
Data do documento: 18-Jul-2012
Data do documento: 2012-07-18
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/889
Aparece nas coleções:Monografia (EDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francini Medeiros de Souza Paulo.pdfMonografia1,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.