Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8879
Título: Correlação dos desfechos neurológicos de pacientes com disnatremia e pacientes normonatrêmicos internados em uma unidade de terapia intensiva
Autor(es): Silveira, Carolina Philippi
Amboni, Isabela Sachet
Orientador(es): Canto, Marina Casagrande do
Palavras-chave: Avaliação de resultados em cuidados de saúde
Disnatremias
Manifestações neurológicas
Hipernatremia
Hiponatremia
Unidade de terapia intensiva
Descrição: Artigo submetido ao Curso de Medicina da UNESC como requisito parcial para obtenção do Título de Bacharel em Medicina.
Resumo: Objetivo: Correlacionar os desfechos neurológicos de pacientes com disnatemia e pacientes normonatremicos que estiveram internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de grande porte, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2019. Metodologia: Estudo transversal com coleta de dados secundários em prontuários de pacientes internados em uma Unidade de Terapia Intensiva de um hospital de referência na cidade de Criciúma-SC no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2019. Resultados: Os pacientes com alguma disnatremia estiveram mais propensos ao desenvolvimento de alteração neurológica quando comparados com normonatrêmicos, sendo esse desfecho mais relacionado a hipernatrêmicos (p < 0,001). A confusão mental foi a principal alteração encontrada em pacientes com concentração normal de sódio sérico (p = 0,035), enquanto no grupo das disnatremias tanto os hiponatrêmicos quanto os hipernatrêmicos tiveram a letargia como principal manifestação (p > 0,05). A escala de coma de Glasgow apresentou menor valor de mediana nos hipernatrêmicos quando comparado tanto aos hiponatrêmicos quanto aos normonatrêmicos (p = 0,029). Com relação à mortalidade, esta esteve menos associada aos indivíduos normonatrêmicos e apresentou prevalência aumentada proporcionalmente ao aumento da gravidade do distúrbio do sódio, sendo os hipernatrêmicos graves os que mais foram relacionados a esse desfecho (p < 0,001). Conclusão: Pacientes que desenvolveram algum tipo de disnatremia demonstram uma maior propensão a desenvolver quadros neurológicos quando comparados a pacientes que permaneceram normonatrêmicos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8879
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (MED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.