Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.unesc.net/handle/1/8820
Título: | Pintando Criciúma - arte, memória e educação: evocando memórias e (re)construindo identidades |
Autor(es): | Silva, Juliana Natal da |
Orientador(es): | Rabelo, Giani |
Palavras-chave: | Arte - Exposições Pintura a partir de fotografias Pintura – Criciúma (SC) - História Identidade (Psicologia) na arte |
Descrição: | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a obtenção do título de Mestra em Educação. |
Resumo: | A abordagem desta dissertação buscou investigar as possíveis relações e contribuições da arte para a evocação da memória e o fortalecimento das identidades dos(as) cidadãos(ãs) da cidade de Criciúma, além de evidenciar a exposição da série “Pintando Criciúma - Arte, Memória e Educação” como espaço educativo. O objetivo geral do estudo é compreender se a série “Pintando Criciúma - Arte, Memória e Educação”, enquanto evocadora de memórias, contribui na e para a (re)construção das identidades de seus(uas) visitantes na relação com a história da cidade de Criciúma. A pesquisa foi desenvolvida na linha de pesquisa “Educação, Linguagem e Memória”, do Programa de Pós- Graduação em Educação, e teve, como objeto de estudo, uma série de pinturas de minha autoria, composta por interpretações de 7 imagens fotográficas de cenários da cidade de Criciúma, realizadas entre as décadas de 1900 e 1980. Para atender aos objetivos, aconteceram 4 exposições e foram realizadas entrevistas gravadas com 15 visitantes/sujeitos, visando discutir tanto o potencial das pinturas/imagens para evocação de memórias, a partir da apreciação estética nos seus(uas) visitantes/sujeitos, quanto a exposição como espaço educativo. O roteiro semistruturado das entrevistas foi dividido em quatro eixos, os quais discutiram arte, memória, identidade e patrimônio cultural. A pesquisa foi alicerçada na história oral por acreditar que as memórias suscitadas a partir das narrativas são vozes vivas da história, que precisam ser analisadas e registradas. Para a análise, ancorei-me nas teorias de Ecléia Bosi, Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Stuart Hall, Edmund Burke Feldman, Jacques Rancière e Lev S. Vigotski, entre outros que foram fundamentais para o desfecho da problemática da pesquisa. Organizei os textos desta dissertação em cinco seções: a primeira situa o leitor no contexto da pesquisa; a segunda seção apresenta a série de pinturas e as minhas motivações; a terceira seção contextualiza a experiência estética, a circulação da exposição pela cidade e como seus(uas) visitantes/sujeitos relacionam-se com a arte; a quarta apresenta a análise das narrativas, a exposição como espaço educativo e as memórias evocadas nos seus(uas) visitantes/sujeitos; por fim, a quinta seção traz minhas reflexões sobre toda a pesquisa. A experiência estética obtida por meio da circulação da exposição mostrou que as obras são plenas de narrativas, desde a infância até a fase adulta, estando vinculadas aos contextos histórico, geográfico, social e cultural da cidade de Criciúma, onde a maioria dos(as) visitantes/sujeitos residia, e, portanto, reverberaram muitas lembranças sobre suas histórias individuais, reacesas a partir do contato com as pinturas. A exposição oportunizou aos(às) visitantes/sujeitos reflexões sobre as transformações da cidade, junto com as quais eles(as) também se transformaram, construindo e reconstruindo suas identidades. |
Idioma: | Português (Brasil) |
Tipo: | Dissertação |
Data da publicação: | 2020 |
URI: | http://repositorio.unesc.net/handle/1/8820 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliana Natal da Silva.pdf | Dissertação | 2,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.