Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8787
Título: Avaliação da qualidade da água do Rio Vargedo no Município de Treze de Maio – SC, utilizando o bioindicador Allium cepa L.
Autor(es): Teixeira, Jonata Furtado
Orientador(es): Martins, Miriam da Conceição
Palavras-chave: Qualidade da água
Bioindicadores biológicos
Ecotoxicologia
Biocidas
Micronúcleos
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do Grau de Bacharel, no Curso de Ciências Biológicas da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O aumento populacional, principalmente em grandes centros urbanos, associados ao crescimento da indústria e agricultura, ocasionou uma grave alteração na qualidade da água do planeta. Com os avanços na agricultura fizeram-se necessários o uso de agrotóxicos para o controle de plantas não desejáveis nas lavouras o que afeta diretamente a vida dos seres vivos que habitam o local. A cidade de Treze de Maio em Santa Catarina possui como uma de suas atividades econômicas a rizicultura, cultivo no qual utiliza dos recursos hídricos para irrigação de suas plantações, por isso faz-se necessário estudos avaliando a toxicidade destas águas, uma vez que podem carrear agrotóxicos que são comumente aplicados na cultura. O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água do rio Vargedo, através de analises citotóxicas e genotóxicas das raízes do bioindicador Allium cepa L. As coletas das amostras foram realizadas nos meses de março (Verão) e julho (Inverno) de 2019. Nas analises toxicológicas foram utilizados bulbos de A. cepa, que ficaram expostos a amostras de água em três pontos (Nascente, Campo Antrópico e Foz) e controle negativo (água destilada) no período de sete dias (168h), verificando o crescimento e massa das raízes germinadas, além da ocorrência de micronúcleos em células meristemáticas das raízes. Dos resultados obtidos, foi detectado potencial citotóxico e genotóxico somente para as amostras de água coletada na Foz do rio, a qual corresponde ao local de acumulo de biocidas oriundos do plantio de arroz da região. Este resultado sugere que neste ponto as concentrações de biocidas utilizadas no cultivo do arroz foram possivelmente tóxicas e influenciaram no desenvolvimento das raízes do vegetal. Tais resultados levaram a conclusão de que os efluentes no qual retornam das canchas de arroz e vão para os rios, levam consigo um grande número de biocidas que quando não decompostos se acumulam na foz do rio provocando efeitos genotóxicos e citotógicos sobre organismos expostos.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8787
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (CBI Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESTRIÇÃO DE ACESSO.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.