Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8760
Título: Prevalência de HIV/AIDS na última década em um município da região metropolitana de Porto AlegreRS
Autor(es): Matos, Sanay Laurentino
Orientador(es): Schäfer, Antônio Augusto
Palavras-chave: Infecções por HIV – Sapucaia do Sul (RS)
AIDS (Doença) - Sapucaia do Sul (RS)
Perfil de saúde
Incidência
Descrição: Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional) da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Saúde Coletiva.
Resumo: Introdução: O HIV/AIDS apresenta-se como um grande problema de saúde pública mundial e os constantes estudos sobre esse tema favorecem a elaboração de ações de controle e combate à doença. A infecção é de notificação compulsória, assim, todos os casos diagnosticados de HIV/AIDS devem ser reportados às autoridades de saúde. Esta dissertação de mestrado está vinculada a linha de pesquisa Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da UNESC. Objetivo: Descrever os casos de HIV/AIDS notificados e acompanhados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação, na Coordenação de Vigilância em Saúde no setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Sapucaia do Sul/RS no período de 2009 a 2018. Método: Tratou-se de um estudo descritivo realizado a partir da base de dados local do Sistema de Informação de Agravos de Notificação através das fichas de notificação e investigação de HIV/AIDS. Os dados foram obtidos através de relatórios operacionais no TABWIN HIV/AIDS, instalado no mesmo Sistema de Informação de Agravos de Notificação. As variáveis foram apresentadas por meio de frequência absoluta e frequência relativa. Resultados: Dos casos de HIV/AIDS notificados, predominaram indivíduos do sexo masculino, adultos jovens, brancos e com ensino fundamental incompleto. O número de casos notificados de HIV foi de 2 em 2009 e 89 em 2018, respectivamente, com elevação de mais de 4000%. Com relação aos casos de AIDS, o aumento foi de 230% no mesmo período, alcançando 69 casos em 2018. Conclusão: Esta pesquisa é de extrema relevância no âmbito da Saúde Coletiva, uma vez que, os resultados mostraram que a epidemia do HIV/AIDS está concentrada em populações em situação de maior risco e vulnerabilidades. O presente estudo pode servir como um norteador para alcançar indicadores mais positivos, consolidar e planejar políticas de fortalecimento e desenvolvimento de ações estratégicas de combate e controle do HIV/AIDS no município.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Dissertação
Data da publicação: 2021
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8760
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGCSCol)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sanay Laurentino Matos.pdfDissertação923,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.