Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8741
Título: Análise da condição bucal de pacientes pediátricos e adolescentes portadores de neoplasias na instituição Casa Guido na cidade de Criciúma (SC)
Autor(es): Piuco, Silvia Maria Ribeiro
Evaristo, Maria Vitória Bambardeli
Orientador(es): Pires, Patrícia Duarte Simões
Palavras-chave: Pacientes oncológicos
Manifestações bucais
Saúde bucal
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: O diagnóstico precoce e o manejo terapêutico das manifestações bucais associadas aos pacientes oncológicos pediátricos são essenciais para a manutenção da qualidade de vida e consolidação de uma boa saúde bucal. A presença de patologias na cavidade oral pode desencadear alterações sistêmicas em pacientes portadores de neoplasias e que se submetem à tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Este estudo teve como objetivo avaliar a saúde bucal de pacientes oncológicos frequentadores da casa Guido na cidade de Criciúma (SC). Foi um estudo epidemiológico do tipo transversal, descritivo e qualiquantitativo, após o aceite do projeto pelo comitê de ética da UNESC e a assinatura do TCLE pelos pais e/ou responsáveis, foram coletados os dados dos pacientes que frequentavam a instituição. Foi aplicado um questionário para os pais e/ou responsáveis, e realizado o exame clinico intra oral da população do estudo, com o auxílio de palitos estéreis e EPI’s para a inspeção da cavidade oral, a fim de verificar possíveis alterações na cavidade bucal do paciente. O exame clínico foi realizado por apenas um examinador, devidamente calibrado. Os dados foram compilados em planilhas do software microsoft office excel versão 2016. A condição bucal foi regular considerando as condições clinicas dos pacientes e a exposição ao tratamento quimio e radioterápico. O presente estudo alcançou seus objetivos à medida que demonstrou que os pacientes atendidos na ONG onde foi realizado o estudo, tem condição bucal regular e a grande maioria são pacientes com Leucemia. Dos pacientes, o tratamento aos quais mais frequentemente foram submetidos, foi a quimioterapia. Dos entrevistados, infecção variadas e convulsões foram as comorbidades mais mencionadas e a musocite e a xerostomia foram os efeitos colaterais mais frequentes decorrentes do tratamento. Os sinais mais visíveis foram xerostomia e lesões de cárie. A orientação no manejo dos procedimentos de higiene oral com o uso de escova dental apropriada, dentifrício fluoretado e fio dental são de fácil acesso e simples de serem realizados sob a supervisão dos adultos e também a indicação de profilaxia profissional quando necessária, é também um procedimento não invasivo que irá contribuir na melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8741
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Vitória Bombardeli Evaristo e Silvia Maria Ribeiro Piuco.pdfTCC397,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.