Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8740
Título: Cisto residual odontogênico: tratamento e revisão integrativa
Autor(es): Napoleão, José Bruno Possamai
João, Leonardo Farias
Orientador(es): Azambuja, Fabiano Goulart
Palavras-chave: Cisto odontogênico
Causas
Tratamento
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: Os cistos residuais odontogênicos são cistos inflamatórios os quais em sua maior prevalência ocorrem na maxila. Quando há ausência da técnica cirúrgica adequada ou plano de tratamento bem elaborado pelo cirurgião dentista, o cisto que deveria ser curetado, acaba evoluindo para outro estágio. O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa a qual aborda a origem e tratamento para o cisto residual odontogênico. Os critérios de inclusão foram: artigos científicos que continham informações a respeito das três palavras chaves. Retirados das bases de dados PubMed e Lilacs. Os cistos residuais resultam quase que sempre de procedimentos mal planejados ou mal realizados. Por consequência, a evolução do cisto radicular ou periapical pode acabar se tornando um cisto residual. As técnicas cirúrgicas e medidas terapêuticas se mostraram eficazes desde que bem planejadas e suscetivelmente bem elaboradas. Conclui-se que a enucleação se apresenta como alternativa de tratamento para cistos residuais, afim de restaurar a homeostasia óssea concomitantemente de coagulação local ou enxerto ósseo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8740
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
José Bruno Possamai Napoleão e Leonardo Farias João.pdfTCC149,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.