Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/874
Título: História e historiografia da colônia Nova Veneza (SC): uma abordagem de história ambiental
Autor(es): Bif, Carla Zanette
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Colonização de Nova Veneza
Nova Veneza e o meio ambiente
Imigração em Nova Veneza
Agricultura familiar
Descrição: Trabalho de conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura e Bacharel em História, no Curso de Licenciatura e Bacharelado em História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Este trabalho procura analisar a colonização da colônia Nova Veneza a partir da perspectiva da história ambiental. Esta colônia chamada Nova Veneza foi fundada no final do século XIX surgindo a partir do interesse de uma empresa de colonização privada. Esta empresa tinha o objetivo de desenvolver um núcleo colonial agrícola que gerasse progresso para a região e para o estado de Santa Catarina. Os imigrantes oriundos da Europa, a grande maioria da Itália, se estabeleceram na colônia e desenvolveram a agricultura para o seu sustento. Essa atividade juntamente com a necessidade de construírem suas moradias provocou impactos na mata que ali se encontrava, além de ter ocorrido o confronto com os nativos da tribo dos Xokleng considerados um povo inferior. O trabalho faz uma análise de obras que discutem a questão da colonização na perspectiva ambiental e tradicional, além de analisar alguns lugares de memória e documentos de Nova Veneza.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2009
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/874
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla Zanette Bif.pdfTCC3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.