Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8725
Título: Acurácia dos genes ZNF582 e PAX1 no diagnóstico de câncer oral: revisão sistemática e metanálise
Autor(es): Rocha, Marina da Costa
Barbosa, Gustavo Ferreira
Orientador(es): Rosa, Maria Inês da
Palavras-chave: Câncer oral
Diagnóstico
Genes
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.
Resumo: O câncer de boca é considerado um relevante problema de saúde pública. O exame histopatológico é considerado o padrão ouro no diagnóstico de câncer oral. Essa técnica apresenta algumas dificuldades principalmente pelo seu caráter invasivo. Objetivo: Avaliar a acurácia dos genes ZNF582 e PAX1 para o diagnóstico de câncer oral. Métodos: A pesquisa foi realizada nos bancos de dados do MEDLINE, EMBASE, LILACS, Cochrane Library e literatura cinza. Foram utilizadas as seguintes palavras chaves para a busca: "Mouth Neoplasms" ou "Oral Cancer" combinado com “ZNF582” e “PAX1 transcription factor”. Resultados: Identificamos um total de 1093 estudos e dois estudos foram incluídos na metanálise. Os dois estudos mostraram uma sensibilidade combinada para o ZNF582 de 60% e especificidade de 82% e para o PAX1 de 89% e especificidade de 82%. Conclusão: O diagnóstico de câncer bucal através dos genes ZNF582 e PAX1 proporciona um método menos invasivo, porém mais evidências ainda são necessárias para comprovar a eficácia dos genes no diagnóstico de câncer oral.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2020
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8725
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (ODO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.