Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/87
Título: O papel da literatura na formação de professores do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Aline Antenor da
Orientador(es): Carvalho, Richarles Souza de
Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil
Formação de leitores
Formação de professores
Professores do ensino fundamental
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de licenciado no curso de Pedagogia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Esta pesquisa apresenta e tem como foco de interesse a importância que a literatura infantil exerce na formação de leitor de professores das séries iniciais. Possui como objetivo principal analisar se a literatura infantil foi importante na formação dos professores e se estes a utilizam em sua prática educacional. Atualmente, as crianças formam sua leitura de mundo muito cedo, dependendo das condições que lhe são oferecidas. Cabe enfatizar o prazer que elas podem descobrir no mundo da leitura, se esta lhe for apresentada de maneira interessante e instigante. A literatura infantil, pode introduzir a criança no mundo da fantasia. Através da imaginação, ela pode construir significados válidos para a vida, e se a literatura infantil esteve presente na formação de leitor de um professor, cabe a este transmitir seu conhecimento a seus alunos. A presente pesquisa possui características descritivas, com abordagem qualitativa, pois se tratou de coletar dados referentes à existência da relação sujeito e realidade, buscando conhecer conceitos através do referencial teórico. Com leituras constantes, permeando atividades de campo, a elaboração do material escrito, análises e interpretações dos dados coletados. Teve como suporte teórico alguns autores como Abramovich, Azevedo, Cunha, Lajolo, Yunes, e Zilberman. Fundamentada nesses autores e em outros, a pesquisa confrontou dados de uma entrevista embasada em quinze perguntas, algumas abertas e outras fechadas com nove professoras, sendo divididas entre: três da rede pública municipal, três da rede pública estadual e três da rede particular. Observou-se que a literatura infantil realmente tem seu lugar assegurado na formação de leitor dos professores e que estes contribuem para a formação de novos leitores, proporcionando leituras literárias.
Idioma: pt_BR
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data do documento: 22-Mar-2012
Data do documento: 2012-03-22
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/87
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (PED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Antenor da Silva.pdfTCC234,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.