Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8687
Título: Do lixo ao fashion: a moda conceitual como crítica ao descarte de resíduos têxteis
Autor(es): Natalino, Larissa Porto
Orientador(es): Brunel, Felipe Kanarek
Palavras-chave: Resíduos têxteis
Reaproveitamento
Sustentabilidade
Moda conceitual
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Visto que a indústria da moda é uma assídua poluidora do meio ambiente, a presente pesquisa visa retratar a relação de moda e sustentabilidade, apresentando o conceito de desenvolvimento sustentável e enfatizando os problemas gerados pela indústria têxtil. Focando no descarte de resíduos gerados na etapa do corte da confecção de uma peça, o estudo apresenta uma característica da indústria que, por vezes, não é de conhecimento do público consumidor. A partir do problema de pesquisa, ‘Como a moda conceitual pode ser utilizada para gerar discussões sobre o descarte dos resíduos têxteis produzidos pela indústria da moda?’ O estudo tem como objetivo geral desenvolver um vestido conceitual a partir de resíduos da indústria têxtil, ampliando a utilidade da matéria-prima e criando discussões sobre a sustentabilidade. A metodologia utilizada é uma pesquisa aplicada, porque visa criar questionamentos voltados à resolução do problema de pesquisa, qualitativa e exploratória. Para melhor entendimento do tema, foi utilizado a pesquisa bibliográfica. Os autores Vezzoli (2010) e Manzini (2008) basearam a discussão sobre desenvolvimento sustentável. É necessária uma descontinuidade sistêmica, onde a sociedade passe por um processo de aprendizagem social e a ideia de bem-estar social não seja ligada ao consumo exagerado, e as pessoas aprendam a viver com menos. Para relacionar moda e sustentabilidade é utilizado dos conhecimentos de Fletcher e Grose (2011) onde as autoras explicam a relação entre os temas e os processos de sustentabilidade na moda, e apresentam também, sobre os sistemas de moda. É papel do designer desenvolver produtos a partir da premissa de sustentabilidade. A Moda conceitual e o critical design são apresentados pelos autores Silva e Mori (2016) e Dunne e Raby. O design especulativo tem o papel de induzir o público a questionamentos a respeito do tema abordado. Como abordagem prática, é desenvolvida uma peça conceito a partir de resíduos têxteis de tamanho que busque chamar a atenção do público, sem fins comerciais, mas com o intuito de gerar questionamentos e desejos de mudança para que sejam pensadas em soluções para esse problema. Por fim, a peça é fotografada de modo que seja apresentada em forma de editorial para o público.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2019
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8687
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (TDM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Porto Natalino.pdfTCC1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.