Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/863
Título: “Um bom selvagem exilado na sociedade industrial”: a sensibilidade ambiental expressa na obra Marcovaldo ou as estações na cidade de Ìtalo Calvino
Autor(es): Clemes, Jonatã Vieira
Orientador(es): Carola, Carlos Renato
Palavras-chave: Análise crítica do discurso
Homem e meio ambiente
Literatura e história
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharelado no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: A presente pesquisa, objetiva analisar, a sensibilidade ambiental do escritor Italiano Ítalo Calvino, representada em sua obra “Marcovaldo ou as estações na cidade” publicada em 1963. No qual, questiona-se por meio da reflexão em torno do discurso metafórico, presente no personagem Marcovaldo, há vigente concepção de relação homem-natureza, fundamentada nos hegemônicos conceitos de progresso, civilização e ciência, sob uma perspectiva ambiental da história. Propondo através da crítica a concepção antropocêntrica de vida, um novo modelo de organização social pautado, sobretudo, no equilíbrio da vida através de um plano holístico, orgânico e ecológico de sociedade.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2011
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/863
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jonatã Vieira Clemes.pdfTCC286,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.