Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8616
Título: Conhecimento para a tomada de decisão na atuação dos enfermeiros na parada cardiorrespiratória
Autor(es): Bitencourt, Suelen Pacheco
Orientador(es): Tessmann, Mágada
Palavras-chave: Parada cardiopulmonar
Atuação
Enfermagem
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: Estudo com objetivo de identificar se o profissional enfermeiro tem habilidade e competência específicas para atuação em parada cardiorrespiratória, em um ambiente hospitalar. Pesquisa de abordagem quantitativa, transversal, descritiva e observacional. O estudo foi desenvolvido em um município do Extremo Sul de Santa Catarina. Sendo aplicado questionário estruturado com 14 profissionais de enfermagem. Os resultados da pesquisa foram analisados na perspectiva quantitativa, através de inserção de dados em planilha eletrônica e feito análise estatística, foi utilizado o software SPSS versão 20.0. Os resultados levantados nessa pesquisa não trouxeram nenhuma correlação de variáveis definida em relação ao tempo de atuação profissional com as temáticas abordadas, observou-se resultados variados, em relação ao tempo de atuação não notou-se melhores resultados no grupo de que atuavam de 8 anos ou mais, nem nos que atuam a menos tempo, tendo visão que dependendo da temática questionada obtiveram resultados positivos. A temática que questionava a reavaliação da FC durante PCR se obteve-se 85,7% (12) de acertos, dose de adrenalina usada na PCR obteve-se 64,3% (9) de acertos, sobre os sinais e sintomas da PCR obteve-se 85,7% (12) de acertos, relação das compressões x ventilações utilizada na PCR obteve-se 92,9% (13) de acertos, em contrapartida outras temáticas não menos importante, os profissionais de enfermagem desconhecem as atualizações de diretrizes que já existem, pois na temática que abordava a sequência de manobras utilizada na PCR, obteve-se apenas 42,9% (6) de acertos. Os enfermeiros necessitam de capacitação para a atuação perante a essa emergência clínica, visando um atendimento mais qualificado ao paciente.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jul-2016
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8616
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.