Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8596
Título: Práticas seguras na administração de medicamentos: uma análise sobre a percepção da equipe de enfermagem
Autor(es): Maciel, Marcos Dal Pont
Orientador(es): Tomasi, Cristiane Damiani
Palavras-chave: Administração de medicamentos
Equipe de enfermagem
Práticas seguras
Percepção
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção da equipe de enfermagem sobre as práticas seguras na administração de medicamentos. Pesquisa de abordagem quantitativa, transversal e de campo. O estudo foi aplicado com 13 enfermeiros e 67 técnicos de enfermagem atuantes em um hospital da rede privada no Sul de Santa Catarina. Aplicou-se um questionário composto por questões que permitiram respostas utilizando a escala likert (1-5 pontos) de acordo com a concordância (concordo totalmente – discordo totalmente) dos participantes em cada item, após foi elaborado um banco de dados a partir da coleta que foi realizada, as questões foram divididas em 12 dimensões, sendo elas, horário da administração, armazenamento, preparo, indicação, administração, prescrição, registro, eventos adversos, avaliação das práticas seguras, trabalho em equipe e comunicação, protocolos e gestão. No estudo foi possível analisar que a equipe de enfermagem tem grandes potencialidades para a práticas seguras nos processos de: Administração de medicamentos, indicação, registro, trabalho em equipe e comunicação, protocolos e notificação de eventos adversos, esses pontos positivos demonstram que em geral a equipe de enfermagem tem conhecimento e percepção para realizar uma prática segura na administração de medicamentos, mas em contra partida apresentou algumas fragilidades nos processos de: Armazenamento dos medicamentos, horário de administração, preparo dos medicamentos, e prescrição. Esses pontos de fragilidades devem ser analisados e discutidos pelos profissionais prestadores da assistência e gestores, para aperfeiçoar os processos de segurança, e garantir uma prática segura na administração de medicamentos
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8596
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.