Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/858
Título: Uma análise historiográfica do conflito do contestado
Autor(es): Ramilo, André de Oliveira
Orientador(es): Zanelatto, João Henrique
Palavras-chave: Análise historiográfica
Caboclo
Conflito social
Campanha do Contestado
História de Santa Catarina
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Licenciatura e Bacharelado no curso de História da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O Presente trabalho teve como objetivo fazer uma analise historiográfica das obras de Marli Auras “Guerra do Contestado: A Organização da Irmandade Cabocla” e Oswaldo Rodrigues Cabral “A Campanha do Contestado”, e explicitar de que forma Auras e Cabral analisam o movimento dos caboclos. Para essa análise historiográfica utilizamos como referências historiador inglês Peter Burke e a historiadora catarinense Cristina S. Wolff. Em Burke buscamos o contraste entre a Historia Tradicional e a Nova História. O autor aponta para seis pontos de contrastes entre a História Tradicional e a Nova História. De Wolff utilizamos a classificação que a historiadora fez sobre a historiografia catarinense. O trabalho fez também um levantamento sobre os estudos sobre o contestado presentes nas bibliotecas das universidades catarinenses.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2009
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/858
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (HIS Licenciatura e Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
André de oliveira Ramilo.pdfTCC173,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.