Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8577
Título: Conflitos éticos e bióeticos vivenciados pela equipe multidisciplinar de cuidado paliativo
Autor(es): Ghedin, Diogo Romancini
Monteiro, Eliane
Orientador(es): Soratto, Maria Tereza
Palavras-chave: Ética e bioética
Equipe multiprofissional
Cuidado paliativo
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado para obtenção do grau de Bacharel no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O cuidado paliativo engloba o conforto e a qualidade de vida durante a doença que ameaça a mesma, com a prevenção e alívio do sofrimento, controle impecável da dor, proporcionando dignidade ao paciente no processo de terminalidade nas dimensões emocionais, sociais, familiares e espirituais. Estudo com objetivo de identificar os conflitos éticos e bioéticos vivenciados pela equipe multidisciplinar de cuidado paliativo. Pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória e de campo. O estudo foi desenvolvido em um hospital privado da região do extremo sul catarinense. Aplicou-se entrevista semiestruturada com 07profissionais da equipe multiprofissional de Cuidado Paliativo. A análise dos dados foi realizada a partir da análise de conteúdo. A negação do processo de terminalidade e paliação pela família e paciente foi considerado o maior dilema ético enfrentado pela equipe de cuidado paliativo; além da falta de conhecimento do paciente e família e falta de comunicação e conflitos entre a equipe multiprofissional. O cuidado paliativo nos seus princípios é um grande desafio para a equipe multiprofissional, sendo necessária a capacitação dos profissionais voltados a estudos de casos clínicos; comunicação de más notícias; concepção de princípios do cuidado paliativo; processo de morte e morrer; cuidado, conforto e controle da dor, além dos conflitos éticos e bioéticos relacionados ao cuidado paliativo. A aprendizagem para o enfrentamento dos dilemas éticos e bioéticos advém da reflexão a partir da prática cuidativa e da ação humana, ética e responsável para a busca da competência do cuidado no paliativismo. Torna-se imprescindível a capacitação da equipe com discussão de casos clínicos, com a ação assistencial realizada e conduta utilizada nos dilemas enfrentados, ampliando possibilidades de resolução de problemas. O cuidado humanizado requer reflexão ética e bioética sobre os dilemas e conflitos enfrentados, para a busca de uma ação condizente com os princípios do cuidado paliativo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Jun-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8577
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.