Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8568
Título: Conhecimento sobre o tratamento oncológico de pessoas com câncer cadastradas em uma organização não governamental da região Sul Catarinense
Autor(es): Santos, Witória da Silva
Carlos, Zeila Webber
Orientador(es): Zugno, Paula Ioppi
Palavras-chave: Enfermagem
Terapêutica
Oncologia
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel, no Curso de Enfermagem, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Resumo: O câncer se caracteriza por alterações no material genético, que crescem e multiplicam as células desordenadamente. Alguns deles se caracterizam pela capacidade e velocidade de multiplicação, e de invadir tecidos ou órgãos sozinhos ou distantes. A palavra câncer, para a maioria das pessoas, é sinônimo de sofrimento e morte. A desinformação constitui uma das principais barreiras para enfrentar esse mito e prevenir a atual situação do câncer no Brasil e no mundo, pois ele é a segunda causa de morte por doença. Desenvolvendo um projeto de extensão na Organização Não Governamental (ONG) de apoio a pessoas com câncer, foi percebida a necessidade de levantar o conhecimento e as principais dúvidas dos pacientes em relação ao câncer e seu tratamento. O objetivo geral do estudo foi analisar o conhecimento dos pacientes sobre o câncer e suas formas de tratamento. Se trata de um estudo de abordagem qualitativa, exploratório, descritivo e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com 15 pacientes em tratamento ou pós tratamento do câncer cadastrados em uma ONG que atende especificamente pessoas com câncer em Criciúma. Os resultados mostraram que o conhecimento das pessoas referente ao câncer mostra-se vago, de maneira que só conhecem o que vivenciaram em sua experiência de doença, e não receberam maiores informações acerca do tema, apresentam dúvidas relacionadas aos tratamentos do câncer, sobre os mitos que recaem sobre o tema, e muitos afirmaram não ter recebido orientações suficientes, no momento do diagnóstico. Por fim, conclui-se que, os pacientes sentem falta de receber informações sobre os tratamentos do câncer e ainda apresentam dúvidas sobre o tema bem como sobre mitos que envolvem o mesmo.
Idioma: Português (Brasil)
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso - TCC
Data da publicação: Dez-2017
URI: http://repositorio.unesc.net/handle/1/8568
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (ENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Restrição de acesso.pdfTCC ENFERMAGEM3,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.